terça-feira, 2 de setembro de 2014

GCM em bicicletas e radares devem fiscalizar o uso da ciclovia da Vergueiro, em São Paulo
Verônica Mambrini, do Vá de Bike


Com flagrantes diários de desrespeito desde sua inauguração em 23/8, principalmente por motociclistas, a ciclovia da Vergueiro é uma das veias mais importantes da nova malha cicloviária de São Paulo. De acordo com o prefeito Fernando Haddad (PT), a fiscalização será feita por radares e por rondas de policiais da Guarda Civil Metropolitana em bicicleta.Apesar de estar sinalizada com pictogramas e isolada das outras pistas por tachões, a faixa dedicada ao uso exclusivo de bicicletas foi uma motofaixa nos últimos quatro anos, o que pode dificultar a mudança de comportamento dos outros usuários da via para que respeitem o novo uso da faixa. Antônio Carlos Gambarini, gerente de relacionamento da CET, afirma que os infratores já estão sendo autuados. “Já começou. Quando tiver um motoqueiro em cima da ciclovia, vamos estar multando”, disse. “A partir da inauguração, vai ter multa. Só não estamos multando onde ainda não está inaugurada.”Reprodução: Folha/UOLMotociclista utiliza ciclovia na Rua Vergueiro
Motociclista utiliza ciclovia na Rua Vergueiro

O pacote de medidas envolvendo radares, orientação por guardas e até multas aplicadas pelos policiais civis não tem data para ser implementado. “Estamos preparando um convênio para a fiscalização com a GCM”, disse o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. “A ideia é chegar até o final do ano que vem com cerca de 1200 guardas capacitados para essa tarefa”, reforçou o prefeito. As rondas devem se concentrar na malha cicloviária do Centro mas ainda não tem data prevista para começar. “Nós aumentamos a quantidade de radares e vamos colocar radares nas ciclovias. Eles permitem fiscalizar tanto o carro quanto a moto. Isso vai ajudar a CET a melhorar a segurança na cidade”, disse Tatto. Procurada pela reportagem do Bike é Legal, a GCM não informou data prevista para início das rondas de bike nem para efetivação do convênio que permitirá aos policiais multarem infratores, nem se o treinamento já está sendo realizado.

Carro estacionado na ciclovia da Rua Avenida Libero Badaró
Silvia Oliveira/Clicados na CicloviaCarro estacionado na ciclovia da Rua Avenida Libero BadaróPor ora, quem flagrar infrações como invasão da ciclovia por carros e motos ou veículos estacionados nela, pode acionar a CET e esperar que um agente vá ao local fazer  autuação. Estacionar na ciclovia é considerado infração grave segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, além de multa ao condutor, o carro deve ser removido do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário