domingo, 19 de abril de 2015

Batalhão de Policiamento ganha reforço

Objetivo é aumentar o efetivo da unidade especializada em mais de 20%.
Foto mostra dois agentes em ação / DivulgaçãoFoto mostra dois agentes em açãoDivulgação
 O Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) iniciou a 4ª seleção de agentes para integrarem a unidade voltada ao atendimento de turistas nacionais e estrangeiros. O objetivo é aumentar o efetivo, de cerca de 100 PMs, em mais de 20%.

Os candidatos, que já são policiais militares, farão uma série de exames ao longo deste mês. A partir de abril, os selecionados participarão de um curso intensivo com duração de três semanas sobre técnicas de abordagem, uso da bicicleta como instrumento de ataque e defesa, legislação de trânsito voltada para o uso dos veículos, entre outros temas.

Ainda este ano, os agentes, que fazem o policiamento em bicicletas, receberão 48 veículos elétricos para patrulharem os pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro, como a orla de Copacabana, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

"O uso de bicicletas em áreas turísticas incrementa nossa estratégia de policiamento de proximidade, já que permite a aproximação entre policiais e turistas. Além de ser um veículo sustentável, a bicicleta permite que o PM patrulhe uma área maior do que faria a pé e supere os obstáculos do trânsito. Já o turista se sente ainda mais seguro com o policial perto e disposto a orientá-lo. Temos observado um resultado positivo em relação à prevenção e ações repressivas", disse o comandante do BPTur, o tenente-coronel Joseli Candido.

Agentes fazem cursos on-line de inglês, espanhol e mandarim

Os agentes do BPTur fazem o patrulhamento em duplas, nas quais pelo menos um integrante fala um idioma além do português. Para facilitar a identificação, os policiais bilíngues usam um bracelete na manga esquerda do uniforme com a bandeira de um país que represente o idioma.

Atualmente, 15 agentes estudam espanhol gratuitamente no Centro Cultural Brasil Argentina, com professores nativos. Eles também participam de cursos gratuitos on-line de inglês, espanhol e mandarim.

Os policiais ainda podem fazer uma qualificação de 120 horas sobre policiamento em áreas turísticas realizado em parceria com a Faculdade de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Nas aulas, os PMs aprendem sobre a história e a geografia do estado, marketing turístico e também têm um módulo de idiomas.

"O BPTur é uma das únicas unidades do país a tratar de policiamento turístico e tem sido um instrumento da Polícia Militar para a difusão da segurança turística e aproximação do turista com o estado", finalizou o tenente-coronel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário