sábado, 11 de abril de 2015

Prefeitura de Birigui quer implantar o projeto Ciclo Patrulha da Guarda Municipal
 
A Prefeitura de Birigui, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, estuda a possibilidade de implantação de uma equipe de Ciclo Patrulha, que visa atuar mais próxima ao cidadão. O interesse surgiu do prefeito Pedro Bernabé, que passou a ideia ao secretário de Segurança Pública, Adão Panini, que já está elaborando o projeto.
Segundo Panini, as vantagens da Ciclo Patrulha são o baixo custo, a facilidade para chegar em locais de difíceis acessos, a proximidade com a comunidade, colaboração com a melhoria do trânsito, dentre outros. “Observamos isso em Sorocaba, onde estive recentemente visitando a Guarda Municipal daquela cidade. Este projeto integra a filosofia de policiamento comunitário”, explicou Panini. “Em Sorocaba o projeto existe há 8 anos e é bastante elogiado pela comunidade. Quem sabe não podemos trazer esses benefícios para Birigui”, frisou.
Para iniciar o projeto em Birigui as autoridades envolvidas estão estudando a implantação da Ciclo Patrulha com quatro ou oito guardas. A atuação seria de segunda-feira a sábado, das 6h30 às 19h. “A intenção é começar na área central, em feiras, escolas e parques, já que estes locais contam com grande concentração de pessoas. A ideia é, também, colaborar com o trânsito, melhorando seu fluxo”, comentou.
Antes da implantação os guardas que atuarão na Ciclo Patrulha passarão por treinamento específico e preparação física. A carga horária dos patrulheiros será de 20h semanais, devido ao desgaste físico. As bicicletas e equipamentos que serão utilizados pelos guardas também estão sendo analisados. “Estamos buscando informações, conhecimento. Estou pesquisando onde este serviço está sendo feito para trazer as experiências para Birigui. Quem ganha é a população, que estará mais próxima da Guarda Municipal”, completou o secretário municipal de Segurança Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário