terça-feira, 26 de junho de 2012


Patrulha da PSP em bicicleta circulam na zona pedonal ribeirinha

O percurso pedonal junto ao Rio Tâmega tem, desde a semana passada,o patrulhamento policial de bicicleta, um projeto inovador na cidade flaviense em Portugal, que decorre no Verão para melhorar a segurança em áreas de maior concentração de pessoas e de difícil acesso com viaturas.
Três agentes de bicicleta vão patrulhar áreas geográficas de maior afluência de pessoas, nomeadamente toda a zona ribeirinha na cidade flaviense, anunciou o comandante de Divisão da PSP, o subcomissário Luís Alves, na  quinta-feira passada.
As ciclopatrulhas integram agentes que estão ligados à área de Programa Integrado de Policiamento de Proximidade (PIPP), nomeadamente ao Programa Escola Segura. “Farão o patrulhamento em bicicleta, sensivelmente, entre os meses de Maio e Outubro, se as condições climatéricas assim o permitirem, e também na altura das pausas letivas”, explicou o subcomissário Alves.
O arranque do projeto estava dependente da aquisição das bicicletas, mas uma loja da cidade, a Sportzone, patrocinou a iniciativa daquela força policial. “Temos de agradecer ao Sr. Almeida e àquela área comercial porque já há algum tempo que tínhamos em mente este projeto, mas o comando mandava aguardar por melhor oportunidade, devido á falta de verbas”, esclareceu.
As ciclopatrulhas da PSP vão funcionar em equipes de dois elementos, sobretudo, ao longo dos seis quilómetros da zona pedonal e zona termal da cidade.
A representar a Câmara Municipal de Chaves esteve o vereador Carlos Castanheira Penas, que vê a iniciativa como “uma mais-valia” para a cidade, flavienses e turistas. Um projeto inovador que vai contribuir para uma maior segurança, destacando-se com maior rapidez de ação e maior capacidade de intervenção. “É mais fácil e rápido chegar a alguns locais de bicicleta do que com em uma viatura motorizada. São agentes já com alguma experiência em circular em veículos de duas rodas”, concluiu o subcomissário Alves.
Para além do tempo de resposta mais rápido, o patrulhamento torna-se mais eficaz porque em qualquer altura os agentes podem parar facilmente as suas bicicletas nos locais de potencial conflito.

Cátia Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário