sábado, 7 de julho de 2012


Polícias de bicicleta nos Açores
Image

O centro da cidade e as praias de Ponta Delgada têm patrulhamento policial de bicicleta, um projeto inovador nos Açores que decorre no verão para melhorar a segurança em áreas de maior concentração de pessoas. 

Quatro agentes de bicicleta vão patrulhar "áreas geográficas de maior afluência de pessoas, nomeadamente toda a zona ribeirinha na cidade de Ponta Delgada até às praias", anunciou o comandante de Divisão de Ponta Delgada da PSP, o subintendente Fernando Pinto. 

As ciclopatrulhas integram agentes que estavam ligados à área de investigação criminal, equipes de intervenção rápida e trânsito. 

Para este projeto foram formados oito agentes, dos quais quatro ficam na zona urbana de Ponta Delgada, dois serão colocados em Angra do Heroísmo e os restantes dois na Horta. 

Uma fonte da PSP revelou à Lusa que, no caso de Angra do Heroísmo e da Horta, o planejamento do projeto está dependente da "aquisição das bicicletas".

Dinarte Sampaio, um dos policiais que integra este novo projeto, salientou aos jornalistas que os agentes das ciclopatrulhas "podem intervir e fazer a fiscalização policial", acrescentando que "contarão sempre com apoio de retaguarda", com apoio de carros patrulha.
Praias e centro da cidade


Em Ponta Delgada, as ciclopatrulhas da PSP vão funcionar em equipes de dois policiais, entre as 08:00 e as 20:00. 

A ação destes agentes estará direcionada para as praias e centro da cidade, mas poderão pontualmente ser deslocados para outros locais, caso se justifique. 

Na apresentação das equipes de ciclopatrulhas, o comandante Regional da PSP nos Açores, Barros Correia, frisou que estes agentes policiais "não se limitam a saber andar de bicicleta", mas imprimem uma "grande mobilidade" no patrulhamento. 

"São elementos que receberam formação específica e vão ajudar a comunidades com um patrulhamento melhor", sublinhou, salientando que "é preciso procurar encontrar as melhores soluções com alguma criatividade, não pondo em causa os padrões de eficiência e eficácia". 

Por seu lado, a presidente da Câmara de Ponta Delgada, Berta Cabral, salientou que se trata de "um projeto inovador" que vai contribuir para uma "maior segurança", destacando a "maior rapidez de ação e maior capacidade de intervenção".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário