segunda-feira, 13 de agosto de 2012


PMs fazem ronda de bicicleta

Bicicleta ajuda PM nas rondas


São José dos Campos

Policiais em bicicletas têm sido a principal arma da Polícia Militar para combater a criminalidade na região central de São José.Segundo a corporação, os policiais ciclistas são escolhidos para atuar, principalmente em áreas comerciais.“A bicicleta chega em alguns locais que é impossível chegar com a viatura. Também é mais discreta e mais rápido que o policiamento a pé”, diz o capitão Marcelo de Oliveira Garcia.No primeiro semestre deste ano, os policiais em bicicletas foram responsáveis por 12 flagrantes de roubo, furto e tráfico de drogas. Cerca de 2.000 pessoas foram abordadas e, entre elas, oito foragidos foram recapturados.Quando o policial ciclista faz o flagrante, ele chama uma viatura de apoio, que ficará responsável pelo transporte do preso. “É um apoio aos outros policiais”.
A Comunidade tem a facilidade de comunicação com um ciclista também é um ponto que tem feito a PM investir neste tipo de policiamento.
“A ordem que damos ao policial de bicicleta é que ande sempre bem devagar, no máximo 5km/h e procure descer da bicicleta, conversar com quem está na rua e oferecer o serviço da PM aos cidadãos”.As bicicletas foram implementadas em 2003. No início, eram dois policiais por dia na região central, agora são 10 e o número pode aumentar.

Atualmente, todas as companhias da PM atuam com ciclistas. Além das áreas comerciais, eles atuam em praças.“Quando precisamos fazer algum levantamento em praças, eles são a prioridade para fazer este tipo de trabalho devido à mobilidade”.A Polícia Militar aderiu às bicicletas em 2003 para facilitar a movimentação de policiais em áreas com grande movimentação comercial; em São José, eram duas no início, agora são cerca de 10.

Facilidades
A bicicleta é usada para entrar em locais onde a viatura não tem acesso; além disso, os ciclistas têm mais facilidade para conversar com pessoas que estejam na rua e descobrir reclamações sobre segurança
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário