quarta-feira, 1 de agosto de 2012


BICICLETÁRIO ECOLÓGICO

Quem pensa que a dificuldade em encontrar vagas de estacionamento atinge apenas os motoristas de carro, pode estar enganado. Com o crescimento em escala mundial dos usuários de “bikes”, fica cada vez mais dificil encontrar espaços vagos em cavaletes ou grades para garantir a segurança deste fiel meio de transporte alternativo.

Na cidade de Meckenbeuren, na Alemanha, os designers já estão pensando nessa questão, tanto que disponibilizaram ao público o protótipo de um estacionamento ecológico vertical específico para bicicletas. O projeto foi vencedor do concurso Green Eurobike Award 2011, e será desenvolvido por uma empresa alemã especializada na produção de máquinas automatizadas.




Como se já não bastasse facilitar a vida dos usuários, a Biketower BT 20-112, como é chamado o protótipo, é totalmente automática, funciona a base de energia solar, e pode fornecer carga para bicicletas elétricas por meio da estação de força instalada na estrutura.




Os motociclistas “movidos” a energia solar que estiverem de passagem pela área também poderão usufruir dos serviços da estação. A torre é retrátil, e segundo o site Inhabitat, pode se ajustar em alturas que variam de um a seis andares, conforme for a demanda por vagas.Na capacidade máxima, a solução criada pela empresa E-bike Mobility pode guardar até 112 bicicletas. A empresa garante o funcionamento da torre 24 horas por dia, assim como a disponibilidade de bicicletas para aluguel.



A funcionalidade do projeto pode gerar questionamentos sobre a perda de praticidade em estacionar a bicicleta a alguns passos do destino desejado. Porém, não há como negar o ganho em otimização de espaço, problema muito encontrado nas calçadas de praias durante o verão, por exemplo.



"Temos que ajudar a criar direções para um mundo sustentável e idéias inovadoras são importantes. Não estaríamos nessa situação se os modelos atuais em que teimamos nos basear fossem bons".

Nenhum comentário:

Postar um comentário