quarta-feira, 1 de agosto de 2012


Policiais de Botucatu fazem curso de ciclismo na Capital



O Curso teve a duração de dez dias, onde os policiais aprenderam diversas técnicas de atuação (foto: divulgação)
O Curso teve a duração de dez dias, onde os policiais aprenderam diversas técnicas de atuação (foto: divulgação)
CURSO DE CICLISMO PARA PM - Policias de Botucatu participaram do curso de formação de policiamento ciclístico, em São Paulo.

Os soldados Thomé, Fabiana, Torrez e Fóglia, do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior – localizado em Botucatu - participaram do curso de formação de policiamento ciclístico, realizado em São Paulo, na Escola de Educação Física da Polícia Militar.
O Curso teve a duração de dez dias, onde os policiais aprenderam diversas técnicas de atuação.
Exemplo disto foram às aulas de abordagem, descida e subida de escadarias, progressão em terrenos de terra, asfalto, cimento e grama etc. Os policiais aprenderam a usar a bicicleta como escudo de proteção, bem como, acompanhamento de criminosos em fuga e cercos, em geral.
O policiamento ciclístico é modalidade que existe na Polícia Militar desde os idos de 1906, em São Paulo, quando um grupo de 20 policiais militares do Batalhão de Choque, iniciaram o uso de bicicletas em seus turnos de serviço. A partir dai, a modalidade se estacionou, pois as bicicletas eram de ferro e muito pesadas, bem como, houve um aumento na utilização de veículos motorizados.
Foi em 1999, na região de Botucatu, que a Polícia Militar iniciou contatos com o Miami-Dade Police Department (MDPD), na cidade de Miami, Estado da Flórida, quando três policiais daquele tradicional Departamento foram convidados pela Polícia Militar e vieram a Bauru, tratavam-se dos Sargentos Tony Valdez, Thamy Gonzales e Soldado Carlos Rosero que ministraram o Curso Police Cycling, a 40 alunos de São Paulo e Minas Gerais.
O Curso foi reconhecido pelo International Police Mountain Bike Association (IPMBA), tradicional Associação americana que desenvolve experiências com as mais modernas técnicas da modalidade, em todo o Mundo. Em 2002, a Escola de Educação Física da Polícia Militar iniciou os cursos de formação na modalidade, para policiais de vários Estados, além de São Paulo.
Estudos mostram que policiais que atuam em bicicletas têm três vezes mais mobilidade do que os policiais a pé, podendo exercer quaisquer ações de prevenção criminal, bem como, atuar em prisões, mediante a organização de cercos e acompanhamentos.
Em Botucatu, o Policiamento com bicicletas se iniciou em novembro de 2011, durante a Operação Papai Noel, junto à área comercial da cidade, mais precisamente, no quadrilátero das ruas Curuzu, Dom Lúcio, Gal Marcondes Salgado e Floriano Peixoto.
Os policiais ciclistas são especialmente treinados para prestar auxílio às pessoas, permanecendo atentos ao comportamento de possíveis contraventores da Lei, ou seja, pessoas que pleiteiam cometer pequenos delitos. Os policiais de Botucatu, Fabiana, Thomé, Torrez e Fóglia, já atuaram em várias ocorrências de destaque, participando de prisões importantes naquela região da cidade.
O policiamento ciclístico se destaca muito pela presença física dos policiais, seja no patrulhamento ou mesmo estacionados, mantendo atitude alerta e expectante, o que, sem sombra de dúvidas, inibe a ação do delinqüente que se vê desestimulado e inibido ao cometimento de crimes.
Atualmente, os policiais ciclistas já se preparam para o planejamento da Operação Papai Noel, bem como, pleiteiam realizar cursos de aperfeiçoamento, ao longo de 2013.

Fonte: Relações Públicas - 12º Batalhão de Polícia Militar do Interio
r

Nenhum comentário:

Postar um comentário