segunda-feira, 10 de setembro de 2012

SEGURANÇA SOBRE DUAS RODAS
A modalidade ciclística segue a filosofia do policiamento comunitário, que aproxima o policial do cidadão
Região terá policiamento com bicicleta

Lucio Piton/Folha Imagem
Policial de bicicleta treina em pista especialmente construída para simular terrenos difíceis, com barrancos, valetas e escadarias


SABRINA MAGALHÃES
ENVIADA ESPECIAL A JARDINÓPOLIS 

A Polícia Militar de Ribeirão Preto está ampliando o policiamento com bicicleta para 16 cidades da região. Uma equipe de 33 policiais recebeu treinamento em Jardinópolis no último mês e já está apta para atuar nas ruas.
Segundo o coronel da PM Carlos Adelmar Ferreira, do CPI-3 (Comando do Policiamento do Interior), seis policiais já atuavam com bicicletas no centro de Ribeirão, desde o ano passado. Agora, o serviço será estendido para outras 15 cidades.
Na opinião de Ferreira, a modalidade ciclística traz a filosofia do policiamento comunitário -modelo implantado com pioneirismo em Ribeirão-, no qual é incentivado o contato mais próximo do cidadão com o policial.
"Queremos que o policial demonstre o seu interesse em administrar os conflitos e ser um pacificador social", disse.
De acordo com o capitão Jorge Duarte Miguel, responsável pelo treinamento, esta modalidade de policiamento é três vezes mais eficaz que o policiamento a pé. Ela deve ser usada, principalmente, em locais onde há maior circulação de pedestres e onde o acesso dos veículos é difícil.
O policiamento segue o modelo que é aplicado em Miami, nos Estados Unidos. "Eles têm a melhor tecnologia, os melhores carros, ótimo sistema de comunicação por rádio e usam o policiamento de bicicleta há 24 anos. Quer dizer que existe um retorno", disse o capitão Jorge.
Para o treinamento do efetivo, foi construída, em parceria com a Prefeitura de Jardinópolis, uma pista com os mais diferentes obstáculos, que simulam subidas e descidas em barrancos, escadas, valetas e contorno de obstáculos. O capitão afirmou que esta é a maior pista de aplicação ciclística do Estado.

Origem
Segundo o capitão Jorge Miguel, a atuação da polícia sobre duas rodas existe desde a década de 50. "Só que, naquela época, as bicicletas eram pesadas, não tinham marcha, o sistema de freio era ruim. Com o passar do tempo, isso desanimou os policiais e a modalidade praticamente foi esquecida", disse.
Em 98, o Comando da Polícia Militar de Bauru fez um intercâmbio com a polícia de Miami e trouxe especialistas norte-americanos ao Brasil para treinar um grupo de policiais. "Hoje, são 20 policiais atuando e repassando seus conhecimentos", afirmou.
O uso de bicicletas por policiais norte-americanos ficou mais conhecido no Brasil devido à série "Pacific Blue", que hoje é veiculada na TV paga AXN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário