sexta-feira, 12 de outubro de 2012


Uso de bicicletas ajuda Guarda Civil Municipal a efetuar patrulhamento comunitário em áreas de lazer de Vinhedo

Veículo é empregado em pontos com grande circulação de pedestres, incluindo as represas I e II e a ciclofaixa do Jardim Nova Canudos

Gabriela Angeli/PMV
Os moradores de Vinhedo que aproveitam os fins de tarde para fazer sua caminhada ao ar livre ou para desfrutar de bons momentos de lazer com seus familiares na Represa I, na Represa João Gasparini, também conhecida como Represa II; ou para andar de bicicleta na ciclofaixa existente no Jardim Nova Canudos já têm se acostumado e têm aprovado a nova forma de patrulhamento da Guarda Civil Municipal de Vinhedo: o patrulhamento comunitário com o uso de bicicletas do tipo mountain-bike. 

Adotada há cerca de um mês, o uso deste tipo de veículo pela corporação – vinculada à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social – passou a ser feito aos fins de tarde, entre as 17 e 19 horas, e também aos sábados, domingos e feriados nestes espaços, nos momentos do dia em que há mais circulação de pedestres e ciclistas. A novidade, inclusive, foi elogiada pela moradora Thaís Helena Santos Ceolin, que costuma ir à represa I para se exercitar e usar a nova academia ao ar livre, instalada pela Prefeitura de Vinhedo no local. “Fico mais tranquila com a presença deles. Também me sinto mais protegida para fazer meus exercícios e minha caminhada”, disse. 

O retorno positivo dos moradores sobre a nova forma de patrulhamento comunitário, adotada pela Guarda, também foi comentada pelos guardas civis municipais Adilson e Alceu, que integram o Grupo de Ações Preventivas Ambientais (Gapa), equipe que dentro do quadro organizacional da corporação foi escolhida para conduzir as bicicletas e que também é responsável pela preservação do patrimônio público natural da cidade. “Muitos se surpreenderam e têm nos parado para dizer que realmente gostaram da iniciativa e que se sentem mais à vontade para caminhar, sobretudo no caminho que há entre as represas I e II, que está incluído em nossas ações patrulhamento com bicicletas”, afirmou Alceu. 

O prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, também elogiou o uso das bicicletas no patrulhamento comunitário feito pela Guarda e enfatizou que o emprego deste tipo de veículo, em relação ao patrulhamento motorizado, passou a ser adotado por ser justamente mais indicado nas áreas de lazer e recreação da cidade. “Com elas os guardas civis municipais têm mais liberdade para circular nos pontos em que as operações com veículos motorizados são inadequadas ou não recomendadas pelas características do local ou condições de trânsito. Ficamos satisfeitos em saber que a população tem gostado e que já se sente mais à vontade para fazer suas atividades físicas ou para se divertir com a família nos espaços!”, comentou. 

A pedido dos moradores e com proximidade do horário de verão, previsto para iniciar no próximo dia 21, a corporação informou que já estuda expandir o horário de execução do patrulhamento comunitário durante o período das 17 às 20 horas, para que os munícipes aproveitem ainda mais o fim do dia à realização de suas atividades de lazer nos espaços. 

Vantagens das bicicletas 
De acordo com o secretário municipal de Transportes e Defesa Social, Toninho Falsarella, o emprego de bicicletas nas ações de patrulhamento nas represas I e II e na ciclofaixa do Jardim Nova Canudos, em relação ao patrulhamento motorizado, também é mais vantajoso por serem mais silenciosas e discretas, conferindo mais agilidade e efetividade às ações da Guarda. A proximidade com a população também foi indicada pelo secretário como um aspecto positivo e que justifica seu emprego na cidade. “Elas nos ajudam a ficar mais próximos à comunidade e do ambiente no qual fazemos nossas ações preventivas, permitindo mais interação com os moradores e contribuindo, assim, ao bom relacionamento que fazemos questão de manter com os munícipes por meio da Guarda Civil Municipal”, afirmou. 

Ao todo, quatro bicicletas são utilizadas atualmente pela Guarda nas ações. Para usá-las no patrulhamento comunitário, os guardas civis municipais do Gapa passaram por uma capacitação especial, em que aprenderam técnicas de desembarque em movimento e manobras para impedir fuga e imobilização de suspeitos com o uso das bicicletas. 

A Guarda Civil Municipal 
Criada oficialmente em Vinhedo por meio da Lei Municipal nº 1037/81, a Guarda Civil Municipal atua em Vinhedo em cooperação com as atividades desenvolvidas pelas polícias militar e civil e se faz presente em todos os bairros do município por meio de ações de patrulhamento comunitário e de patrulhamento preventivo, que são realizadas diariamente pela corporação e que têm como objetivo colaborar à inibição e ao combate de criminosos e de atividades ilegais na cidade. 

Atualmente, conta com efetivo de 132 integrantes e tem em suas divisões, além do Gapa, as equipes de patrulhamento preventivo e do Patrulheiro Amigo da Escola (PAE), voltado principalmente ao patrulhamento das escolas que integram a Rede Municipal de Ensino, nos períodos da manhã, tarde e noite, a fim de proporcionar maior segurança aos estudantes e a toda a comunidade escolar. Também integram a Guarda Civil Municipal de Vinhedo o grupo do Canil Municipal e das Rondas Ostensivas Municipais (Romu), este último destinado à atuação em situações de maior risco. 

A população, sempre que preciso, pode contar com a Guarda Civil Municipal de Vinhedo e acioná-la em situações que interfiram negativamente em seu bem-estar social por meio do telefone 153 ou junto às viaturas que fazem o patrulhamento preventivo em todas as regiões da cidade. À ajuda dos munícipes, há também a base avançada da Guarda Civil Municipal na Capela – ao lado do terminal rodoviário do bairro – e postos de atendimento na Praça Sant’Anna e no Portal. Ainda na cidade, os moradores têm à sua disposição os telefones 190, da Polícia Militar, e também o número 181, do Disque-Denúncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário