quarta-feira, 21 de novembro de 2012


Bike Patrulha de volta às ruas

PERTO DA POPULAÇÃO Soldados vão intensificar o trabalho no período natalino
(Foto: Eduardo Montecino)
A PM adere à bicicleta para patrulhar o Centro,da cidade. Pedido foi feito pelos comerciantes
A Bike Patrulha está de volta às ruas do Centro de Jaraguá do Sul, depois de três anos de interrupção da modalidade. O policiamento com bicicletas era um pedido dos comerciantes e deve se estender pelo menos até o final do ano.
Vestidos com bermudas, camisetas de tecido leve e capacetes, os dois soldados pedalam na região central da cidade e param para falar com a comunidade. Alguns equipamentos, como sirene e lanterna, ainda não estão prontos, mas em breve devem compor a “viatura”, que está identificada com as cores da PM. “A Bike Patrulha é um policiamento de vitrine, onde o contato com a população é o ponto forte”, explicou o soldado Marcio Stechechen.
“No primeiro dia (ontem) já paramos para conversar com trabalhadores no Terminal Urbano e em pontos do Calçadão para saber os principais problemas e depois repassamos as informações para a Central da Polícia Militar.”
As mais de 20 bicicletas adquiridas pela PM em 2004 foram usadas até 2009, quando a modalidade foi interrompida por falta de pessoal. “Agora reduzimos o número de policiais em férias e de licença para poder remanejar e atender a essa reivindicação antiga dos comerciantes, principalmente na época de Natal”, justificou o chefe de Comunicação do 14º Batalhão da PM, Aires Volnei Pilonetto.
Para trabalhar com a bicicleta, os soldados passaram por um curso de 15 dias, onde receberam instruções sobre segurança do veículo, defesa pessoal e abordagem. A Bike Patrulha será intensificada nos dias e horários  de maior movimento do comércio e pode se tornar permanente. “O ideal seria termos oito ou dez policiais trabalhando em bicicletas, como foi no início. Porém, este ainda é um projeto”, revelou Piloneto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário