terça-feira, 1 de janeiro de 2013


De bicicleta, Fruet chega para assumir Prefeitura


principal

    Prefeito Gustavo Fruet 
    O prefeito Gustavo Fruet cumpriu compromisso assumido na campanha e utilizou a bicicleta para chegar à cerimônia de transmissão de cargo na Prefeitura de Curitiba, no final de tarde desta terça-feira (1º).
    Depois da cerimônia de posse na Câmara Municipal de Curitiba, Fruet percorreu trajeto até o Centro Cívico de bicicleta, passando pelas ruas Barão do Rio Branco e Riachuelo e pela Avenida Cândido de Abreu. O prefeito teve a companhia da primeira-dama Márcia Oleskovicz Fruet e dezenas de ciclistas.
    “Vamos incentivar o uso da bicicleta com muita mobilização e conscientização. Em algumas situações, não é preciso nem fazer alterações na estrutura física da cidade para permitir as bicicletas nas ruas, apenas uma mudança cultural. A médio prazo podemos ter uma adesão de 5% a 10% do curitibano na utilização em circuitos menores de locomoção. Com esse incentivo, a mudança de comportamento em relação a este modal deverá acontecer em algumas gerações”, afirmou Fruet.
    Segundo o prefeito, o transporte público e modais complementares como as ciclofaixas, além da melhora das calçadas para os pedestres, serão prioridades em sua gestão. “Iremos valorizar esta geração que considera a bicicleta um meio de transporte saudável, sem impacto no meio ambiente. Precisamos buscar novas alternativas para a mobilidade de Curitiba”, completou.
    “A expectativa dos cicloativistas é muito grande com relação ao governo do Fruet. Ele é o primeiro prefeito de capital que vai à posse de bicicleta, algo que prometeu e agora está cumprindo. Estamos, com certeza, começando uma bela relação e o futuro da cidade estará em boas mãos”, declarou Danilo Herek, do movimento Ciclo Ativismo.
    Jorge Brand, coordenador-geral do movimento Ciclo Iguaçu, espera que o simbolismo do ato de o prefeito ir à posse de bicicleta seja posto em prática. “O desejo é que consigamos ter uma cidade mais humana, priorizando as pessoas e não o trânsito. Precisamos criar a cultura da bicicleta e isso vem com estrutura. Curitiba já tem prontos os eixos estruturais, onde o transporte de massa flui, e a bicicleta tem que estar incorporada nesse cenário”, confirmou. 
    “Com o Gustavo na prefeitura, esperamos que Curitiba atinja os 400km de infraestrutura cicloviária, o que será um passo importante para a capital, colocando-a no mesmo patamar de grandes cidades do mundo que utilizam a bicicleta como destacado meio de transporte”, lembrou Antonio Miranda, coordenador técnico do Ciclo Iguaçu. Na sua visão, a nova gestão deve trabalhar a mobilidade sustentável, combinando a retomada do transporte coletivo com o uso da bicicleta e outros modais, e também incentivar as caminhadas com a melhora das calçadas.
     
    Projetos
    Entre as principais propostas do plano de governo de Gustavo Fruet para a mobilidade urbana de Curitiba está a construção de 300 km de ciclorrotas em toda a cidade, especialmente ao longo das linhas dos ônibus expresso, na zona central e nos bairros, dotadas de mobiliário urbano específico, além da readequação de 120 km de passeios e ciclorrotas já existentes. 
    Também serão criados Centros de Apoio aos Ciclistas (sanitários, vestiários, recepção e paraciclos) nos principais pontos de ônibus, escolas, postos de saúde, creches e parques, além de bicicletários nos principais terminais de transporte coletivo.
    A cidade terá um novo Plano Diretor para o Centro de Curitiba e principais Centros de Bairros, onde trânsito e transporte dos diferentes modais fazem parte. Também será criada a Rede Municipal da Acessibilidade (trânsito e transporte) composta por pedestres, ciclistas, motociclistas, transporte coletivo, transportadores de bens, veículos particulares e de serviço.
    Novas calçadas serão construídas e as atuais serão restauradas e requalificadas, com ênfase no rebaixamento dos meio-fios nas esquinas para facilitar a acessibilidade. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário