domingo, 20 de janeiro de 2013


Polícia Militar de São Paulo começa a testar ronda de bicicletas em Campinas

O objetivo é facilitar a perseguição a suspeitos e promover policiamento comunitário



Rondas começaram por Barão Geraldo
Rondas começaram por Barão Geraldo

 Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar do Interior (8º BPM-I) implantou no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, ronda ostensiva de bicicleta como uma alternativa para facilitar a perseguição a suspeitos e promover policiamento comunitário. A ação, iniciada no mês passado, servirá de projeto piloto para outras regiões, que ainda serão definidas.

Um teste chegou a ser realizado no Jardim Aurélia. Os policiais serão deslocados, com suas bicicletas, em viaturas, de acordo com a necessidade. De tênis, bermuda, colete a prova de balas, luvas para ciclista, capacete, óculos escuros, arma no cinto e pedalando suas bicicletas, os policiais militares se tornaram novos personagens da paisagem desse distrito campineiro.

Por ser novidade, muitos moradores desconhecem a nova modalidade de patrulhamento, que chegou a ser implantada no Taquaral, na década de 90, e foi extinta, segundo o comandante interino da 3ª Companhia, o 1º tenente Rubens de Oliveira Santin. “Estou vendo eles agora, mas acho ótimo porque ajudam a garantir 70% de segurança, já que 100% é impossível porque depende de milhares de fatores; mas isso ajuda na prevenção”, afirma a copeira Idinéia Gouvetti de Oliveira, de 40 anos. Por enquanto, o time é de seis homens, mas, dependendo da demanda, aceitação e estudos futuros, poderão ser um batalhão espalhados pela cidade.

Os seis PMs trabalham oito horas por dia, sendo duas horas de treinamento/aquecimento e manutenção do transporte e, seis de patrulhamento. As seis bicicletas, adquiridas por meio de licitação, custaram cerca de R$ 15 mil, já que contam com equipamentos profissionais e sirene. Por dia, cada policial percorre de 20 a 30 quilômetros
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário