O que seria melhor para um bairro localizado 90% em terreno plano? Patrulhamento com viaturas ou ciclopatrulhamento? Quais as vantagens do patrulhamento feito em bicicletas? Foi com estas perguntas que me dirigi à 3ª Cia do 1º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo ciclopatrulhamento da região da Praia do Canto.
Entrei em contato com o Capitão Dória (Comandante da 3ª Cia do 1º Batalhão, fã de bicicletas e também atuante na ciclopatrulha), que gentilmente permitiu que eu acompanhasse o trabalho de dois de seus “ciclo policiais”. Como fã de bicicleta que sou, já imaginava encontrar respostas como: o ciclopatrulhamento é ágil, barato e reduz o stress na atividade policial, o que já justificaria, e muito, a opção pelas bicicletas.
Mesmo assim, fui surpreendido. Ao pedalar pela Praia do Canto com o Sargento Botelho e o Cabo Carlos, pude observar como a bicicleta inclui o policial na comunidade. Não foram poucas as vezes em que os policiais reconheciam os cidadãos pelo nome e vice versa.
Pude observar também que o ciclopatrulhamento facilita o acesso de qualquer pessoa ao policial em uma emergência. Pelo fato de transitarem aproximadamente entre 10 e 15km/h e também por não terem o barulho do motor atrapalhando, os policiais conseguem identificar facilmente qualquer chamado em estabelecimentos próximos, dando resposta ágil e imediata, o que não seria possível em uma viatura. Isso sem falar na hora do rush, quando o trânsito dá um “nó”.