domingo, 10 de março de 2013


 Ciclopatrulha e a bicicleta como veículo
 de trabalho em Mariana _ MG

Image
Por Bruna Mattos e Mariana Mendes

O Ciclopatrulha é um programa da policia militar que se destina a realizar a ronda diária utilizando como veículo a bicicleta. Existe desde abril de 2012 na cidade de Mariana e tem agradado tanto aos policiais quanto a população, já que a bicicleta permite uma interação maior entre as partes.

A patrulha funciona em contato permanente entre os policiais e a área comercial de Mariana, é um programa de prevenção e entre as atividades exercidas está a abordagem de indivíduos suspeitos, quando necessário. O horário em que ocorre a ronda é sempre no período diurno das 10:00 horas da manhã até às 17:00 horas, transitando pelas ruas do centro de Mariana, já que nos outros bairros o deslocamento é prejudicado, visto a geografia local.

O soldado Renato Luiz (35) considera que essa poderia ser uma alternativa de transporte sustentável, mas alerta sobre a responsabilidade dos governantes em realizar obras que permitam o deslocamento adequado à população, como ciclovias. Até com o viés de incentivar a bicicleta como meio de locomoção, já que esse é um transporte viável e que coopera para a fluidez do transito.

Em média os soldados do ciclopatrulha pedalam 35 km por dia, dependendo das atividades que realizam podem percorrer um pouco mais ou menos. O soldado Luiz já praticava o ciclismo antes de começar o trabalho da patrulha, mas diz que essa proposta o agradou, pois assim pôde conciliar o esporte a sua profissão. As bicicletas utilizadas pelos soldados são de modelo comum, sem artefatos, como as usadas por ciclistas profissionais.

Mas o soldado Luiz faz um alerta sobre o fato de a bicicleta ser um veículo, que também, deve seguir as normas de transito vigentes a ela. Além de economicamente viável, seu uso consciente pode cooperar para uma vida mais saudável e ajudar a desafogar o transito da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário