quinta-feira, 2 de maio de 2013


Policiamento com bicicletas
Como criar uma unidade de patrulha
Mark Kariya
Segundo a associação norte-americana Law de bicicleta como algo bobo.
Enforcement Bicycle, o uso de bicicletas mountain- "Os oficiais mais velhos pensam: 'Que piada. Policiais bikes como ferramenta policial começou em 1987 de bicicleta só querem se divertir.' até que realmente em Seattle, poucos anos depois deste tipo de comecem a olhar com atenção para isto," diz Donna bicicleta começar a ganhar popularidade geral, e os
Tuk. Ela acredita que o público, muitos oficiais e efeitos foram imediatos e dramáticos. departamentos inteiros podem ser surpreendidos com
Com obras no centro de Seattle dificultando o o quão eficaz o policiamento por bicicleta pode ser.
tráfego de automóvel (incluindo carros da polícia), o "Um policial patrulhando de bicicleta é muito crime deu uma guinada para pior apesar do aumento silencioso, furtivo. Não sou capaz de dizer quantas de patrulhas a pé. Isso levou o policial Paul Grady a vezes que, quando eu trabalhava em patrulha de examinar a cena literalmente de cima; feita em bicicleta, chegamos em cima do crime antes mesmo telhados, sua vigilância mostrou que, aonde quer que que os criminosos percebessem isso. Mesmo com o fossem os policiais da ronda a pé, os criminosos cubo traseiro da bicicleta clicando quando não se tendiam a escapar dando uma volta no quarteirão. pedala, eles ainda assim não perceberam que era um
Depois de ponderar sobre como resolver esse dilema, policial se aproximando", diz Tuk.
Grady pensou: "bicicletas!" Após conseguir quatro Os policiais de Los Angeles em patrulhas de bicicleta bicicletas novas doadas pela Raleigh, a unidade de multam mais do que as viaturas, de acordo com Tuk, patrulha de bicicleta do Departamento de Polícia de porque eles têm a chance de construir Seattle nasceu quando os policiais Grady e Mike relacionamentos com as pessoas e podem mais Miller saíram às ruas em 10 de julho de 1987. facilmente ficar de olho no que está acontecendo.
Nos seus primeiros 30 minutos de patrulhamento, a "Todo mundo acha que pode se aproximar de um dupla teria feito três prisões por tráfico de drogas. policial ciclista, e eles podem se comunicar melhor. Em seu primeiro mês, eles fizeram 500 detenções por Quando você está em um carro, você não tem tempo contravenção, que representa cinco vezes a média das para parar - geralmente você está na correria entre patrulhas a pé. uma chamada e outra. Quando você está a pé, você


Certamente, a unidade de patrulha de bicicleta do
Departamento de Polícia de Seattle inaugurou uma
nova era de policiamento.
Hoje, mais e mais unidades e departamentos de
polícia em todo o mundo estão adicionando
bicicletas ao seu arsenal de ferramentas. Como
qualquer nova ferramenta ou método, é claro,
algumas barreiras precisam ser derrubadas. No caso
das bicicletas, as atitudes conservadoras são um dos
maiores obstáculos a serem superados quando se
quer começar uma unidade de patrulhamento com
bicicletas.
A policial Donna Tuk, coordenadora de bicicletas
para a Polícia de Los Angeles, diz que não é só a
opinião pública que muitas vezes rejeita patrulhas
Departamentos e unidades de polícia de todo o país podem colher os benefícios das patrulhas
nestes veículos silenciosos de duas rodas.
Foto: Zé Lobosimplesmente não alcança quilômetros, você fica
limitado aos quarteirões onde está andando. Mas em
uma bicicleta, todos querem ser amigáveis com
você.".



Por causa disto, as patrulhas de bicicleta são boas
ferramentas de policiamento na comunidade. Elas são
também muito baratas quando comparadas com os
custos de manutenção de carros e motos.
Se você não precisa de mais convencimentos, mas não
tem certeza de como proceder para criar uma
unidade de patrulha de bicicleta em sua unidade, veja
a seguir como vários departamentos fizeram isto.
Provavelmente você será capaz de selecionar os
métodos mais adequados para sua situação particular
e vai se juntar ao crescente número de polícias que
têm unidades de bicicleta.
O exemplo da Polícia de Los Angeles
Quando a polícia de Los Angeles começou a pensar
Para conseguir uma manutenção sem custo, lojas de numa patrulha formal de bicicleta, eles pegaram
bicicleta da cidade doaram parte de seu tempo para algumas bicicletas do depósito de bens confiscados ou
consertar as bicicletas da frota. Mas também os achados-e-perdidos. No começo, o Departamento
policiais frequentemente faziam consertos eles usou bicicletas de estrada - a conhecida 10-marchas -
próprios. e rapidamente concluiu que não eram apropriadas
para o uso em patrulha, especialmente na praia. Isso Donna Tuk lembra disso quando começou a montar
os levou a tentarem bicicletas estilo cruiser, ou a equipe de bicicleta por volta de 1995, "Se você não
praieira, que eram mais confortáveis com seus pneus conseguisse uma bicicleta doada, você comprava sua
largos e posição de pedalar mais relaxada. No bicicleta, e você pagava por seus pneus e câmaras e
entanto, sendo bicicletas de única velocidade, são pela manutenção e tudo o mais, porque nós
muito mais difíceis de usar. Quando as mountain- simplesmente não tínhamos verba. "
bikes surgiram e cresceram em popularidade, elas
As bicicletas que a Polícia de Los Angeles recebeu foram o passo seguinte. Ainda assim, não havia
como doação permitiram que a patrulha de bicicleta nenhuma patrulha de bicicleta formalmente
começasse. Mas também gerou uma frota muito constituída.
misturada de diferentes bicicletas, sem suporte
Captação de recursos financeiro.


Criar qualquer unidade de polícia requer Essa situação, no entanto, não durou muito, graças a
equipamentos, treinamento e manutenção dos doações.
equipamentos. Com poucos recursos monetários,
Quando Tuk assumiu o comando do pelotão de muitas vezes a criatividade é necessária para fazer a
bicicletas da polícia de Los Angeles, em 1998, bola rolar, mesmo para grandes departamentos.
começou a trabalhar em estreita colaboração com o
"Para colocar o programa de pé, fomos até a Departamento de Assuntos Ambientais e o
comunidade e recebemos doações", explica Tuk. Departamento de Gestão da Qualidade do Ar. Uma
"Vários empresários e outras pessoas na comunidade vez que bicicletas são consideradas meios de
de Los Angeles queriam uma patrulha de bicicleta, transporte ambientalmente amigáveis, essas
porque eles viram isso como uma maneira simpática organizações promovem seu uso por meio de doações.
de se relacionarem conosco e de nós nos "Para uma repartição que esteja começando, pequena relacionarmos com eles. Então, eles nos apoiaram
ou grande, a maior vantagem é juntar-se a eles, com a doação de bicicletas."
porque fornecem subsídios para os pelotões de
bicicletas. A primeira doação que recebemos deles foi
Policiamento com bicicleta - Como criar uma unidade de patrulha Pág. 2
Foto: Zé Lobode 135 bicicletas, que substituíram quase toda nossa substituição de câmaras furadas, rodas empenadas,
frota doada. Esta é uma das formas que as repartições pastilhas de freio gastas, ou outras tarefas simples
podem conseguir verbas." possam ser feitas rapidamente na própria unidade de
polícia. Tuk descobriu que colocar policiais para pedalar traz
outra vantagem: saúde. Mas ainda sobra muito trabalho para as bicicletarias
contratadas, que, naturalmente, mantêm-se "Nossas taxa de doença e de acidentes são muito atualizadas sobre bicicletas, peças e acessórios de menores entre policiais ciclistas", diz ela. Isso faz com ponta. É, afinal, o seu trabalho. que os policiais fiquem mais satisfeitos e os mantém
nas ruas e fora dos hospitais, o que é extremamente E, como Tuk salienta, "Pelo compromisso com a
vantajoso. responsabilidade, você quer contar com pessoas
certificadas em mecânica de bicicletas. Se alguém
ficar ferido depois de uma bicicleta ser consertada por
pessoas não capacitadas, você coloca a administração
pública suscetível a processos judiciais."
Ingressando nas fileiras


Quando se trata do recrutamento de policiais para a
patrulha de bicicleta, melhorias foram feitas ao longo
dos anos. Uma combinação de voluntários e
"indicados" eram as pessoas que compunham a
patrulha nos seus primórdios. Atualmente, "patrulha
de bicicleta" é um posto na verdade cobiçado entre
alguns policiais de patrulha.
Uma vez aceitos, os policiais devem passar com boa
avaliação por um treinamento na escola de
Manutenção da frota treinamento de ciclistas da Polícia de Los Angeles
antes de serem qualificados para o pelotão de
Após a aquisição das bicicletas, você precisa montar bicicleta. Cada uma das 18 divisões da polícia de Los
um esquema de manutenção e reparos. Afinal, os Angeles, além de unidades especiais como o pelotão
equivalentes a carros de patrulha de duas rodas de bicicleta do Aeroporto Internacional de Los
passam por períodos de manutenção a uma taxa Angeles, tem uma média de seis a oito policiais que
bastante acelerada. A vida útil de uma bicicleta de pedalam. E não são novatos deslumbrados pela
polícia normalmente fica na média de 2 a 4 anos, novidade.
avalia Tuk.
"Normalmente, os candidatos são policiais que têm
"Por meio do confisco de bens fomos capazes de obter dois ou três anos de serviço, fizeram patrulhamento
algum dinheiro para destinar ao nosso orçamento em viaturas, talvez até mesmo tenham trabalhado a
para comprar bicicletas - temos uma frota de pé em rondas pelas ruas," Tuk diz. "Eles geralmente
bicicletas bastante grande aqui na Polícia de Los são policiais experientes que querem experimentar o
Angeles (média de 180 policiais ciclistas no inverno e patrulhamento com bicicleta."
300 no verão) - e comprar itens de reparo, comprar
Como qualquer outra unidade dentro da repartição, a graxa e lubrificante, coisas assim, e equipamentos de
Unidade de Coordenação Ciclística da Polícia de Los segurança. Lembrando tempos passados, nós
Angeles tem estabelecido procedimentos e comprávamos nossos próprios capacetes, óculos e
regulamentos, além dos treinamentos. luvas, mas agora é a unidade que nos fornece. "
Quando se trata de manutenção de sua frota, em vez "Você tem que ter um código de regras", Tuk insiste,
"por isso nós começamos a redigir um manual para de ter uma equipe interna de mecânicos de bicicletas
bicicletas, que ainda está sendo modificado [oito anos exclusivos, o Departamento de Polícia de Los Angeles
mais tarde], porque se trata de um documento vivo. terceiriza parte do trabalho para lojas de bicicletas
O que fazemos ajuda outras unidades, que estão pela cidade. Cada divisão tem seu próprio conjunto
pesquisando como iniciar uma patrulha por de ferramentas, rack de trabalho, e algumas peças de
bicicleta". reposição, para que pequenos consertos como a
Policiamento com bicicleta - Como criar uma unidade de patrulha Pág. 3
Foto: Zé LoboDonna Tuk escreveu as regras, regulamentos, carona nas maiores repartições policiais."
políticas e procedimentos da sua própria unidade, Mas a International Police Mountain Bike trabalhando com outros departamentos. Association (IPMBA) também treina um grande Compartilhou apontamentos com o Departamento número de polícias. Esta organização mundial de Polícia de Seattle, com o Escritório do Xerife do oferece, por uma taxa, cursos de treinamento durante Condado de Sacramento (Califórnia), e com o suas conferências anuais. Departamento do Xerife do Condado de Los
Angeles, que estavam todos eles criando patrulhas de Em menor escala
bicicleta ao mesmo tempo.


O Inspetor Josh Birrell do Departamento de Polícia
Treinamento de Barrington não está sozinho quando diz que o
maior obstáculo que seu departamento enfrentou, ao A aquisição de competências específicas e necessárias iniciar uma unidade de patrulhamento por bicicleta, para pedalar uma bicicleta em patrulha - que pode foi o financiamento. ser difícil quando se fala ao rádio de mão - é essencial
para ter uma unidade de patrulha de bicicleta eficaz. "Era um conceito ainda muito novo quando
A polícia de Los Angeles constatou que, sendo uma começamos em 1998, por isso tivemos de apresentá-
grande repartição, fazia mais sentido ter sua própria lo ao governo como uma alternativa de
escola de treinamento. patrulhamento sem custos", afirma Birrell.
A unidade de patrulha de bicicleta do departamento O departamento começou e sobreviveu graças a
financia treinamento interno para o curso básico de doações no primeiro par de anos, até que conseguiu
bicicleta, em cinco dias, que a Polícia de Los Angeles convencer o governo de que era um financiamento
oferece aproximadamente a cada dois meses. Possui que valia a pena.
também aulas de formação avançada para policiais "Nós literalmente não tínhamos orçamento. que querem melhorar suas habilidades. Conseguimos o local de treinamento inicial por
Devido ao seu tamanho, a Polícia de Los Angeles doação, e hospedamos o curso, assim fomos capazes
tem os recursos para financiar e manter sua própria de ter quatro de nossos próprios policiais treinados
escola. Mas compartilha seus conhecimentos, gratuitamente. As bicicletas que tivemos foram
oferecendo formação a outras policias do sul da doadas, graças aos esforços de angariação de fundos
Califórnia, bem como de outros países. pela Liga Atlética da Polícia de Barrington", diz
Birrell. "Muitas unidades policiais pequenas dependem das
maiores para conseguir seu treinamento", diz Tuk. Os próprios policiais juntaram grande parte do
"Provavelmente o caminho mais barato é pegar dinheiro para as necessidades do dia-a-dia da
Policiamento com bicicleta - Como criar uma unidade de patrulha Pág. 4
Foto: Zé LoboPoliciamento com bicicleta - Como criar uma unidade de patrulha Pág. 5
unidade, e doaram gratuitamente parte do seu monte de horas extras para funções diferentes."
tempo. Atualmente, o Departamento de Polícia de Pasadena
"Na época, os oficiais só eram autorizados a pedalar está no meio de uma reestruturação que chegou a
enquanto estivessem de plantão; não receberam ameaçar a existência da unidade de bicicleta.
nenhuma hora extra por patrulharem de bicicleta", Cissell explica: "Eu não queria que a unidade diz Birrell. "Todos os policiais acabaram comprando desaparecesse, por isto perguntei se poderia ficar seu próprio uniforme especial para patrulha de responsável por ela para ter certeza de que os bicicleta." recursos fossem garantidos e que ainda pudéssemos
Após cerca de dois anos mendigando recursos, o cumprir funções diferentes e ainda ter bicicletas e
trabalho dedicado valeu a pena, quando o mais rapazes treinados. Eu realmente me sentiria
departamento decidiu financiar sua unidade de confortável com aproximadamente 20 a 30
bicicleta. bicicletas."
Atualmente, a Polícia de Barrington possui 10 Felizmente, Cissell diz que o chefe do departamento
policiais que veem o patrulhamento em bicicleta é simpático com o Programa de Patrulha de
como uma obrigação adicional. "É sempre hora extra, Bicicleta. "Ele entende que somos uma boa
em sua maior parte, por isso não afeta a dotação de ferramenta de relações públicas, mas também
pessoal em nossas patrulhas", Birrell explica. "Eles estamos sendo eficazes nos patrulhamentos."
não são retirados das patrulhas regulares para o Hoje, o financiamento é uma combinação de patrulhamento de bicicleta; de fato, é um algo mais orçamento da polícia e doações da comunidade, que além das patrulhas tradicionais que fazemos." inclui companhias de petróleo e o clube de ciclistas
O verão, os feriados e finais de semana exigem um da NASA. O mesmo vale para a manutenção da
maior tempo de patrulha de bicicleta, como se frota de bicicletas. Dois policiais receberam
poderia esperar. "Nos outros dias, fica quase a critério treinamento em mecânica de bicicletas. Mas se o
do policial", diz Birrell. "Se há algo de especial conserto tem a ver com questões de garantia, como
acontecendo - se estamos tendo um problema em um quadro rachado, as bicicletas são mandadas para
uma determinada área - podemos destacar alguém uma loja de bicicletas local.
para ficar lá todos os dias. Varia muito, mas acontece "Há uma loja de bicicleta aqui na cidade que nos principalmente nos finais de semana e noites de fim ama até a morte", sorri Cissell. "Eu já comprei seis de semana. Não acontece todos os dias." bicicletas deles, para o departamento, e encaminho
Não é o caso, obviamente, das áreas com pessoas a esta loja o tempo todo - não apenas
temperaturas mais temperadas ou mesmo nos climas policiais, mas um monte de gente."
quentes e úmidos. Pasadena, no Texas, possui um Mas a comunidade como um todo é a verdadeira Programa de Patrulha por Bicicleta, com seis beneficiária do Programa de Patrulha de Bicicleta em bicicletas, iniciado em 1997, que rodam o ano todo Pasadena, pelo simples motivo de que ele reduz a com duas dúzias de policiais certificados para o criminalidade. Por exemplo, Cissell diz que, em um serviço, embora só alguns estejam realmente determinado complexo de apartamentos no qual o pedalando num determinado momento. Como pelotão se concentrou, "estávamos pegando os muitas repartições, especialmente as menores e até assaltantes - estávamos pegando arrombadores de de médio porte, Pasadena também tem policiais carro, ladrões de carros, e estávamos fazendo um fazendo jornada dupla, geralmente pedalando horas monte de apreensão de drogas extras nas bicicletas após cumprirem as porque os criminosos não esperam responsabilidades de patrulha regular.
um policial numa bicicleta. Eles
"O caminho que encontramos foi que devemos fazer esperam um policial em um
o trabalho de patrulha regular, mas às vezes tem que carro. Certa vez, cheguei em seis
fazer isto de bicicleta," diz o Sargento Robert Cissell caras depenando um carro
da Polícia de Pasadena. "Você precisa fazer suas roubado, em plena luz do dia. "
tarefas como todo mundo, mas você tem um E o escuro da noite não diminui pequeno contingente. A forma como praticamos em nada essa eficácia; na verdade, agora é permitir que policiais de bicicleta façam um Cissell observa, bicicletas são Policiamento com bicicleta - Como criar uma unidade de patrulha
Mark Kariya é jornalista.
Este artigo foi publicado originalmente na revista Police Magazine, edição de maio de 2004
http://www.policemag.com/Channel/Vehicles/Articles/2004/05/How-to-Start-a-Bicycle-Patrol-Unit.aspx
Tradução e editoração: Denir Mendes Miranda - Revisão: Eduardo Bernhadt, José Lobo, João Guilherme Lacerda



Abril de 2010
A Transporte Ativo traduziu a partir do texto disponível online em:
Pág. 6
ainda mais úteis à noite, quando se trata de combate Após a obtenção de patrocínios e doações na
ao crime. Como outros veículos de polícia, as comunidade, bem como um pequeno orçamento no
bicicletas têm faróis brilhantes - em menor escala do departamento, Viers formou a patrulha de bicicleta
que os carros-patrulha, claro, mas facilmente da cidade de Bryan depois de consultar outros órgãos
removíveis - e luzes vermelha e azul piscando, bem e organizações. "Tentamos aprender com seus erros
como o brasão e letreiro oficiais da polícia. antes de irmos às compras", diz ele. "Ficamos com
um bom equipamento, e estou feliz por isto." Pela experiência do Departamento de Polícia de
Bryan, Ohio, a unidade de patrulha de bicicleta, Se você tem interesse em começar uma unidade de
formada em 2001, é mais eficaz durante a noite. patrulha de bicicleta em seu próprio departamento, é
"Nosso período de maior ação é nas primeiras horas uma boa ideia entrar em contato com outras
da noite", observa Jeremy Viers, patrulheiro em unidades em sua área, ou mesmo em todo o país.
Bryan. "Já pela segunda ou terceira ronda, temos Outra opção é fazer contato com o IPMBA, uma
muita atividade." organização norte-americana que faz mais do que
realizar treinamentos e conferências. Ela também Quando se trata de recursos humanos, cidades fornece muitas informações sobre como formar uma menores muitas vezes precisam conciliar as unidade de patrulha de bicicleta. Pode-se solicitar atribuições, é claro. Para sua cidade de 9 mil gratuitamente o "IPMBA Police Bike Unit Start-up habitantes, a Polícia de Bryan geralmente coloca três Information Packet", bem como outros materiais de policiais por turno de patrulha, embora apenas um é referência úteis para aqueles que estão começando. destacado para fazer patrulhamento em bicicleta. "Se
temos menos de três, então não utilizamos a Embora as unidades de patrulha de bicicleta não
bicicleta", diz Viers. Na opinião dele, uma pequena sejam a resposta completa para as necessidades de
unidade policial, portanto, simplesmente pode não cada órgão policial, o patrulhamento por bicicleta
ter pessoal suficiente para montar um destacamento tem seu valor e toda repartição deveria pelo menos
de patrulha em bicicleta. estudar a viabilidade de incorporar essa ferramenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário