quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Policial de Bike porque é eficiente e de baixo custo

Imagine que você está em um destes concursos de auditório, tipo o Programa do milhão !
Com todo o seu conhecimento, você consegue chegar à pergunta que vale um milhão de reias!
Ai então, Silvio Santos com aquele sorriso do tempo da brilhantina, lhe pergunta: Valendo um milhão de Reais !
- Qual a opção mais barata e mais eficiente para patrulhar as ruas de uma cidade ?
1- A pé
2- Automóvel
3- A cavalo
4- De bicicleta
Realmente não é uma pergunta fácil de responder, ainda mais que depende de vários fatores relevantes como distância percorrida, função do patrulhamento etc. 
Considerando as quatro opções, eu escolheria a bicicleta e ai vai minha justificativa:

Por que a Bike é mais barata para a Polícia !
- Em comparação ao Automóvel: a bike não consome combustível como gasolina, somente líquido para o próprio Policial. Sem falar nos custos de manutenção de um veículo que é muito mais alto quando comparando com a da bike, alem é claro, de não gerar poluição.
- Em comparação ao Cavalo: a bike, ao contrário dos cavalos, não precisa de caminhão para transportá-lo até o centro da cidade envolvendo toda uma logística. Enquanto a bicicleta precisa de uma revisão semanal, o cavalo precisa de tratamento, no mínimo, 03 vezes por semana, como banho, tosa, cuidados com os cascos, etc. Isto sem falar o gasto no transporte de sua comida até o Quartel além de sujar a cidade com excrementos, o que gera mais gastos.
- Em Comparação a ronda a pé: a ronda a pé exige da polícia um maior número de policias por kilometro, já que dois policias não fazem o mesmo percurso ao mesmo tempo que dois ciclistas. Conseqüentemente, mais gastos na contratação de mais policiais por kilometro, em relação ao mesmo número de Policiais de bike, sem a mesma agilidade.
Porque a Polícia de Bike é mais eficiente ?
Porque tem mais mobilidade. O Policial Biker tem acesso a lugares com muito mais eficiência que qualquer outro meio de transporte. Imagine uma perseguição de um criminoso onde existem obstáculos. Um policial, treinado com a bike, pode passar qualquer obstáculo urbano como pequenas escadarias, meio fio, etc
 
Nos Estados Unidos existe a Internacional Police Montain Bike Association com mais de 20 anos em ação. Os Policiais são treinados e capacitados para patrulhar as ruas das cidades, mas não usando a bike como simples transporte no trabalho e sim como uma força preparada para usar a bike em defesa do cidadão.
Os próprios Policiais são quem fazem a manutenção de suas bikes, como se fossem os donos.
Sabendo de tudo isto por que não criamos o Esquadrão da Policia de Bikers no Brasil?
Muitos vão me dizer que a Polícia tem coisa mais importante para se preocupar e isto não funcionaria na nossa terra ! Então se não é o Policial de Bike para o patrulhamento da nossa cidade, qual seria então, a solução mais adequada ?
Valendo um Milhão de Reais para resposta mais barata e eficiente ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário