terça-feira, 15 de outubro de 2013

PMs agora passam a fazer segurança no centro com a Bike Patrulha


PMs agora passam a fazer segurança no centro com a Bike PatrulhaDois policiais militares realizam o trabalho ostensivo com a Bike Patrulha (Foto: Carol Debiasi/Tudo Sobre Xanxerê)
Nos municípios do litoral catarinense a Bike Patrulha é realizada há anos. Em Joinville, a Polícia Militar utiliza desta modalidade de policiamento ostensivo desde 2001. Xanxerê, a partir de agora, passa a ser o primeiro município da região Oeste a implantar a ideia, inicialmente com dois policiais militares.
Logo nas primeiras horas da tarde desta segunda-feira (14), quem circulava pelo centro pode observar o patrulhamento com a Bike Patrulha. Neste projeto piloto, se dispuseram a participar o Sargento Hélio e o Soldado Valdecir. Os dois PMs atuarão seis horas por dia e a expectativa por parte do comandante da Polícia Militar de Xanxerê, capitão Barcarollo, é que mais duas bicicletas sejam usadas.
- Para esse trabalho o policial militar precisa se dispor, precisa ser voluntário. A princípio vamos trabalhar com Sargento Hélio e o Soldado Valdecir, mas a Cabo Júlia e o Soldado Maxwell também pretendem se ingressar na Bike Patrulha – explica capitão.
As bicicletas foram adquiridas no valor de R$ 2 mil cada, oriundas do Convênio de Trânsito, onde 33% das multas aplicadas são enviadas a Polícia Militar. Segundo explica o capitão, os policiais no Bike Patrulha poderão executar todos os serviços que um policial em viatura faz.
- A única diferença é que eles estão em uma bicicleta, mas enquanto um policial a pé faz o trabalho ostensivo em apenas uma rua, na Bike Patrulha isso se amplia para 20 ruas, então acreditamos que teremos uma resposta positiva, tem tudo para dar certo – salienta o comandante.

Ideia para inovar
Sargento Hélio é adepto ao esporte há anos e desde que o novo comandante chegou a Xanxerê iniciaram as primeiras conversas. O policial afirma que no Canadá e Estados Unidos a prática do policiamento ostensivo com bicicleta existe há 20 anos, em Santa Catarina, há dez anos.
- Em Joinville é utilizado desde 2001 e vem sendo reconhecido pela sociedade. A ideia surgiu com a vinda do capitão Barcarollo, cerca de três meses, e tivemos a oportunidade de conversar sobre o assunto e agora implantar em Xanxerê. Ainda não tivemos um treinamento específico, mas treinamento policial a gente tem e estamos preparados para atender qualquer tipo de ocorrência, assim como uma viatura, porque a bicicleta também é usada pela Polícia Militar, é um policiamento já catalogado pela Constituição – explica Sargento Hélio.
Já o Soldado Valdecir apostou no projeto e nesta tarde, juntamente com o Sargento, iniciou os trabalhos pelo centro da cidade.
- Eu aceitei o convite, tanto do sargento Hélio e também do capitão, para participar da Bike Patrulha e assumi convicto que vai dar certo, que será bem aceito principalmente pela população do centro, onde é o nosso objetivo maior, ficar com o policiamento ostensivo no centro – ressalta.
Com a vinda das outras duas bicicletas, a Bike Patrulha terá quatro policiais militares apto ao patrulhamento. Inicialmente a Bike Patrulha atenderá a área central do município.
Soldado Valdecir e Sargento Hélio são os primeiros a iniciar a Bike Patrulha no centro da cidadeSoldado Valdecir e Sargento Hélio são os primeiros a iniciar a Bike Patrulha no centro da cidade

Um comentário: