quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Desde o "Dia Mundial sem Carro" faz Teresópolis adotar ronda escolar com bicicletas

Teresópolis ganhou, nesta terça-feira, uma novidade que promete melhorar o trânsito e preservar o meio ambiente: o serviço de ronda escolar feito por guardas municipais de bicicleta. A implantação comemorou o Dia Mundial sem Carro. A partir de então, os guardas vão a 16 escolas, de segunda a sábado, das 7h às 20h.
Durante a ronda, os agentes colaboram com a sinalização e fiscalização do trânsito, atendendo à demanda do fluxo de veículos. "Durante a ronda escolar, os guardas municipais fazem contato com a direção dos estabelecimentos, verificando as demandas no que se refere à segurança dos alunos, professores, pais e responsáveis", explicou o coordenador da Guarda Municipal, major Leonardo Maia.
Para o secretário de Segurança, capitão Laet Moutinho, acredita que a novidade garante agilidade e eficiência para o serviço. 
"Utilizando um veículo não poluente como a bicicleta, o guarda municipal tem locomoção rápida e eficiente, podendo cobrir áreas maiores com menor tempo e esforço físico", disse ele. O capitão acrescenta ainda que a ronda deve, no futuro, funcionar em outras instituições de ensino. "Nosso objetivo é expandir o serviço e levar a ronda de bicicleta às escolas localizadas na periferia e também no interior do município, além de cobrir a Feirinha de Teresópolis e os principais pontos turísticos", comentou.
Para o guarda municipal, Felipe de Andrade Batista, "é uma iniciativa interessante, dentro da proposta de uma guarda cidadã, pois aproxima ainda mais a comunidade dos agentes de segurança".
Os colégios contemplados com a roda são:
Colégio Estadual Higino da Silveira
Colégio São Paulo 
Colégio George March 
Creche Municipal Professora Elza Corradini Medeiros Santa Rita 
Escola Municipal Ginda Bloch 
Escola Municipal Helena de Paula Tavares 
Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima 
Escola Municipal Antônio Santiago 
Escola Municipal Lino Oroña 
Escola Municipal Manoel Medeiros
Escola Municipal Paulo Freire 
Escola Municipal Beatriz Silva 
Escola Municipal Hermínia Josetti 
Escola Municipal Sakurá 
Escola Municipal Cerom 
Escola Municipal Belkis Frony Morgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário