sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

GUARDA MUNICIPAL REFORÇA O CICLOPATRULHAMENTO


clique para ampliarFotos: Ascom/GMA
clique para ampliar
clique para ampliar
Os aracajuanos que frequentam o Parque da Sementeira, o Calçadão da 13 de Julho e a Beira Mar contam com uma maior segurança, pois a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) reforçou o efetivo do ciclopatrulhamento nesses locais. O objetivo é de prevenir com mais eficiência a prática de atos infracionais, bem como proporcionar mais tranquilidade aos cidadãos que usufruem destes espaços para lazer e atividades físicas.
Um grupamento composto por 48 guardas municipais (GMs), devidamente treinados para modalidade de ciclopatrulhamento, está distribuído em duplas que atuam durante 24h ao longo de todo o Calçadão da 13 e da Sementeira. Já a Beira Mar conta com uma guarnição trabalhando na extensão entre a Ponte Godofredo Diniz e o Parque Governador Valadares.
"Há quatro anos a GMA conta com o ciclopatrulhamento, porém nos últimos cinco meses foi efetivada uma gama de ações para renovação e reaparelhamento da modalidade. O efetivo passou por treinamento especializado de 80 horas-aula, quando aprenderam uma média de 15  técnicas que envolvem o uso correto da bicicleta e as manobras de direção defensiva e ofensiva. Além disso, foi feita a aquisição de novos equipamentos de proteção individual e de bicicletas de melhor desempenho, pois apresentam um maior número de marchas, freio a disco, suspensão a vácuo e luzes de sinalização", detalhou o coordenador do grupamento, o GM Josefran Santos de Oliveira.
De acordo com o GM, as melhorias empregadas na modalidade surgiram após estudos sobre como atuar na prevenção de maneira mais eficaz. "O ciclopatrulhamento permite uma atuação mais próxima dos munícipes, colocando o guarda em contato direto com a população. Além disso, proporciona um menor tempo de resposta em situações de ocorrência, já que a bicicleta oferece rapidez no deslocamento", pontuou Josefran.  Por conta da flexibilidade e da mobilidade, o ciclo da GMA é empregado também em eventos esportivos que aconteçam nas ruas da capital.
O diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, explica o emprego do ciclopatrulhamento nestes pontos específicos: "o ciclo é uma atividade que dá maior visibilidade e agilidade nas intervenções das demandas, especificamente nestes locais em que há um grande fluxo de pessoas a pé". Por conta disso, existe a previsão de ampliação no grupamento, pois está em andamento uma licitação que permitirá a aquisição de novas bicicletas. "Estamos com a expectativa da conclusão desta licitação, que é fruto de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em que serão adquiridas mais 40 bicicletas, o que proporcionará a expansão do patrulhamento com bicicletas na capital", adiantou.
Com a ampliação do grupo, outras praças e espaços de grande circulação deverão ser contemplados com ciclopatrulheiros da GMA, a exemplo das praças Camerino e Tobias Barreto que estão em reforma, bem como a Orla do Bairro Industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário