quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Natal mais seguro
Ação foi lançada na noite desta sexta-feira e contará com intensificação na área central de Passo Fundo
Jonas Lima
(Redação Passo Fundo / DM)

Editoria Policial - policiadm@diariodamanha.net

Ocorreu no início da noite da sexta-feira o lançamento da Operação Papai Noel 2013. A ação tem como objetivo reforçar a segurança com policiamento ostensivo, através do reposicionamento do efetivo nas áreas centrais da cidade em horários estratégicos.

A ação tem início sempre no final de ano e objetiva evitar o aumento e manter sob controle as ocorrências policiais relacionadas a delitos contra as pessoas e o patrimônio na época das festas além de trazer mais segurança a população durante as compras de natal.

Conforme a Brigada Militar, no mês de dezembro há uma intensificação de vendas junto ao comércio para fazer frente as festas de natal e passagem de ano. Neste período devido à ampla movimentação há também o crescimento de crimes como roubo e furto. A intensificação de policiais nas áreas onde o comércio é mais forte visa inibir a ações de bandidos.



(Novidade desta edição será a presença de mais policiais da Bike Patrulha / FOTOS JONAS LIMA)

Além do comércio será intensificado abordagens a transportes coletivos urbanos e veículos em geral. Conforme o comandante da Brigada Militar, major Eriberto Branco, a antecipação da operação, geralmente lançada no começo de dezembro, se deve a novas estratégicas lançadas pelo setor de inteligência do 3º RPMon. “Passo Fundo tem um comércio muito forte que aumenta geralmente na segunda quinzena de dezembro, começando antes, até lá já teremos estratégias e pontos de atuação bem definidos”, garantiu.
Aumento da Bike Patrulha
Outro ponto importante nesta nova edição será o aumento do efetivo da Bike Patrulha, que contava com nove policiais que circularam de bicicleta na região central da cidade em horário comercial. A partir de hoje, 16 soldados irão circular pelo centro justamente para inibir qualquer tipo de prática criminosa. Novas bicicletas e fardamentos já foram adquiridos.

Conforme o Major Eriberto Branco, a novidade irá beneficiar comerciantes e população em geral. “A Bike Patrulha surgiu em 2006 e deu muito certo , e a partir de agora com o aumento do efetivo, teremos um batalhão que atuará especificamente em horário comercial nos locais onde há o maior número de ocorrências registradas”, relatou.
Compras com segurança
A BM divulgou uma lista de ações que podem garantir mais segurança a população durante as compras de natal
- Evitar fazer compras sozinho;
- Preferencialmente fazer compras durante o dia;
- Pagar com cheques ou cartão, para evitar sair com grandes quantias de dinheiro;
- Não deixar a bolsa, carteira ou outros objetos comprados à mostra. Sempre manter contato visual deixando-os sempre perto;
- Evitar aglomerações, inclusive em ruas e lojas;
- Procurar fazer compras em horários de menor movimento;
- Evitar retirar carteira em público, principalmente em locais com grande movimento;
- Bolsas, carteiras e sacolas, devem ser transportadas junto e a frente do corpo;
- Evite carregar muitos pacotes e sacolas para evitar chamar atenção;
- Desconfie de empurrões e esbarrões;
- Não perca crianças de vista enquanto olha vitrines ou faz compras;
- Identifique crianças pequenas que estejam com você;
- Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
- Separe dinheiro em diferentes bolsos;
- Avise imediatamente a perda, roubo ou extravio de cartões e talões de cheques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário