quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Inovação na GM garante mais segurança no Campo de São Bento


O efetivo agora conta com três ciclopatrulhas, quatro agentes a pé e três policiais militares, do regime Proeis. Foto: Mariana Pimenta


Após denúncias sobre furtos recorrentes no parque em Icaraí, Secretaria de Ordem Pública começa patrulhamento com bicicletas com o objetivo de oferecer mais agilidade na guarda

A Secretária de Ordem Pública de Niterói reforçou na quarta-feira (08) a patrulha do Campo de São Bento, em Icaraí, após a denúncia feita por moradores sobre a prática de furtos e moradores de rua ocupando o local. De acordo com o inspetor geral do monitoramento, Leandro Nunes, o efetivo agora conta com três ciclopatrulhas, quatro agentes a pé, três policiais militares, do regime Proeis, e o apoio da Secretária de Assistência Social. A ronda começa às 7h e termina às 20h, uma hora após o fechamento oficial do espaço. Ainda de acordo com o inspetor, a medida só traz o efeito desejado se os frequentadores participarem das ações, com denúncias na sede administrativa ou na abordagem direta ao agente.
“Eles (frequentadores), em muitos momentos, veem melhor o que acontece aqui dentro do que a gente. Pedimos para que qualquer pessoa que veja alguma movimentação fora do comum aqui, chame um de nossos guardas. Sabíamos que muitas mães estavam preocupadas em realizar seu passeio aqui”, acredita Nunes.
A parte de iluminação e limpeza também está sob o olhar dos guardas. O administrador do Campo de São Bento, Iran Robinson, afirmou que o pedido do reforço do patrulhamento foi realizado direto ao prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, que chegou a batizar a ronda com o nome de “Guardiões do Campo”. O nome ainda não é oficial, mas a solicitação foi atendida.
“É o nosso Central Park. O espaço é de todos. Precisávamos disso, além de podermos contar com o apoio de assistentes sociais, que abordam os grupos, para colher informações sobre os pedintes”, explicou.
Na mesa de baralho, um grupo de idosos aprovou o novo esquema de segurança. Eles diariamente visitam o espaço para encontrar os amigos. Os aposentados agora só pedem uma coisa para que o campo fique perfeito: uma cobertura na área das mesas de jogos.
Moradora do Centro da cidade, Cecília Souza Soares, de 70 anos, afirmou que já presenciou diversos furtos praticados com os alunos de um colégio vizinho.
“O campo estava abandonado, tinha muita abordagem de certos grupos. Mas hoje (ontem) quando cheguei aqui percebi logo a viatura da polícia. Espero que essa ação não seja pontual, que permaneça”, animou-se.
Embaralhando as cartas, seu Orestes Martins, de 73, contou que eles já haviam entregue, no ano passado, um baixo-assinado à administração do Campo, mas que agora ele fica mais tranquilo com o bem-estar do grupo.
“A segurança era um dos pontos que os documentos abordavam. Agora podemos curtir melhor nossa diversão. Não ficamos mais preocupados com o que está acontecendo ao redor, ainda mais no verão, que ficamos mais tempo na rua”, aposta o aposentado.
Com 102 anos e muita disposição, Olga Mendes espera que as melhorias no parque só aumentem.
“Esse é um dos locais mais tradicionais de Niterói e merece mais atenção”, disse.
No ano passado, donos de quiosques no Campo de São Bento chegaram a registrar ocorrências por vandalismo e assaltos. Na ocasião, o 12º BPM chegou a cogitar a possibilidade de se implantar câmeras de seguranças para coibir a ação de criminosos. Mesmo à noite, com os portões fechados, os bandidos não se intimidavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário