sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Bicicletas facilitam policiamento em locais de grande circulação do Litoral




A Polícia Militar usa bicicletas para o patrulhamento das orlas no Litoral desde o início da Operação Viva o Verão Paraná 2013/2014, em dezembro. Os policiais, devidamente equipados e seguindo as normas de segurança, trabalham em duplas. As bicicletas dão mobilidade aos policiais, principalmente nos fins de semana, quando a passagem de carros na avenida atlântica fica mais intensa.

“De bicicleta, quando há grande fluxo de pessoas, o deslocamento torna-se mais rápido”, explica o capitão Hailton Matsumoto, comandante da PM em Matinhos durante a Operação Verão. De acordo com ele, o patrulhamento com as bicicletas faz parte do policiamento comunitário. “Este tipo de ronda faz com que a polícia se aproxime mais da comunidade, que fique mais próxima da população que está na orla”, disse.

Para usar bicicletas, os policiais usam capacete, como item obrigatório de segurança, e rádio para se comunicar com a central e com outras viaturas. “Em caso de alguma situação em que seja necessário um reforço, ele pode acionar viaturas que estão próximas para dar apoio”, explicou o comandante. “Estamos em uma orla, onde a movimentação de pessoas é grande e fica difícil se locomover com uma viatura ou de moto. Assim, temos mais agilidade.”

FORA DA TEMPORADA – Quando a Operação Viva o Verão acaba, as bicicletas ficam na sede do 9.° Batalhão da PM, em Paranaguá. Lá o policiamento é feito no centro da cidade para facilitar o acesso dos policiais a locais de grande circulação de pessoas. “Em feriados, como Páscoa e Sete de Setembro, os equipamentos voltam para a orla de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, já que aumenta o número de pessoas circulando nestas datas”, disse o capitão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário