terça-feira, 18 de março de 2014

Bike Patrulha da Brigada Militar reforça o policiamento
24º BPM de Alvorada adere ao projeto Bike Patrulha, inspirada em policias da Europa



O policiamento ostensivo com utilização de bicicletas é uma das novidades em Alvorada. O objetivo é aumentar a eficiência do patrulhamento desempenhado pela Brigada Militar.

Uma das vantagens do policiamento com bicicletas são: o aumento do contato do policial militar com a comunidade; aumento da capacidade operacional; maior mobilidade proporcionada pelo processo em relação ao policiamento a pé.

Uma entre as vantagens atribuídas ao policiamento sobre duas rodas e sem motor é a mobilidade. No trânsito cada vez mais congestionado, os brigadianos conseguem evitar as filas de carros e chegar a uma ocorrência com maior agilidade.

Se o caso é mais sério e exige prisões, por exemplo, os policiais vão até o local com a

bicicleta para atender a ocorrência enquanto, ao acompanhar pelo rádio as informações, outra parte do efetivo se desloca por viatura.

O comandante também destaca a maior proximidade entre a comunidade e a corporação, identificada pelo uniforme amarelo e preto.

A prática foi inspirada em outras cidades gaúchas e em polícias do Exterior. A 24ª Companhia conta com duas bicicletas, no estilo mountain bike, mais robustas, que fazem o policiamento entre a Avenida Presidente Vargas até a parada 52, podendo trabalhar fora do trecho. Cada policial tem a sua bicicleta e conta com arma, bastão, algema, lanterna e material para registrar ocorrência.

Conforme o comandante Ten Cel Rogério Maciel da Silva, policiais que ainda não trabalham com as bikes já manifestaram vontade de usá-las, o que deve ocorrer após a formação de novos soldados que aumentarão o efetivo:

– Para trabalhar com a bicicleta, o policial tem de se voluntariar. E cada vez mais eles querem isso. Os que já usam estão gostando, até por fazer uma atividade física.

O policiamento de bicicleta é feito normalmente durante o dia em horário comercial.

Prisões

Os policiais militares da Bike policiamento, efetuaram duas prisões na terça feira , de um homem de 27 anos que portava 10 porções de maconha para a venda. Na quinta feira ,  os mesmos policiais de bicicletas, apreenderam um adolescente de 17 anos com um revólver calibre 32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário