quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Bombeiros dão assistência a praias da Figueira da Foz em Portugal


A corporação de Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz apresenta hoje a edição 2014 do Programa de Assistência às Praias, que visa contribuir para o aumento da segurança nas áreas junto às zonas balneares.
A iniciativa, que começou em 2003 e decorre pelo 12.º ano consecutivo, consiste no patrulhamento em bicicleta, por duas equipes de dois bombeiros credenciados em socorrismo, de um percurso de cerca de seis km a avenida marginal, adjacente às praias situadas entre o rio e o Cabo Mondego.
"Trata-se de uma iniciativa que visa contribuir para o aumento da segurança da cidade da Figueira da Foz nas áreas adjacentes às praias durante a época balnear e que, devido ao êxito alcançado nos anos anteriores (2003 a 2013), pretendemos manter", refere, em comunicado, a direção da associação humanitária.
Asseguram o programa  que decorre aos fins de semana, até 07 de setembro - 57 bombeiros das corporações da Figueira da Foz, Gouveia e Penacova, estas duas ao abrigo de um protocolo de cooperação com os Voluntários da Figueira da Foz.
Cada uma das quatro bicicletas está equipada com material de emergência médica que "permite prestar cuidados primários de saúde" e equipamento adicional para teste de glicemia e monitorização de tensão arterial.
"Complementarmente, as bicicletas estão equipadas com meios portáteis de extinção de incêndio (extintores de espuma e de pó químico), que permitirão "debelar pequenos focos de incêndio", adianta a associação.
Cada equipa de dois bombeiros possui um rádio emissor-receptor em banda alta para comunicação com a outra equipe e a central rádio dos Bombeiros Voluntários, "o que permitirá a ativação de meios complementares, nomeadamente ambulâncias, viatura de desencarceramento ou pronto-socorro de incêndio", sustenta a direção dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.
No ano passado, as equipes que integraram o programa de assistência às praias "prestaram 16 assistências a quedas, queimaduras, atropelamentos e doenças súbitas, além do aconselhamento a turistas de nacionalidade estrangeira".
Já em 2012, em situações análogas, o número de assistências foi de 21.
Dados anteriores, relativos aos primeiros cinco anos do programa, entre 2003 e 2007, apontavam para 120 ocorrências registadas pelas equipes de bicicleta, uma média de 24 anuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário