quarta-feira, 1 de outubro de 2014

PM desenvolve projeto pioneiro de Bike Patrulha Mirim



No sábado (27), a Polícia Militar de Santa Catarina, através da 1ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou a formatura do Curso da Bike Patrulha Mirim. O projeto é pioneiro no Brasil, desenvolvido pela PMSC e tem por objetivo promover ações de polícia ostensiva de caráter educacional, a fim sensibilizar e capacitar crianças e adolescentes para práticas saudáveis de vida, bem como desenvolver comportamentos que preventivos de segurança escolar.

O projeto idealizado a cerca de dois anos formou sua primeira turma com 20 crianças capacitadas. A relevância do projeto se dá, sobretudo, pelo fato de que o crescimento urbano, em específico na cidade de Florianópolis, tem revelado sérios problemas sociais; dentre os quais, torna-se evidente o problema de mobilidade urbana e o desrespeito às normas de trânsito, que passam a gerar diversos conflitos no trânsito.
Além disso, para que a escola estabeleça um símbolo da boa formação, é indispensável que o trajeto casa-escola e escola-casa se dê da forma mais segura possível.

Neste sentido, o “Curso de Bike Patrulha Mirim” surge como medida de prevenção, contribuindo para que se alcance a médio e longo prazo soluções para um ambiente escolar e um trânsito seguro e tranqüilo.
Desta forma, são objetivos do curso:
- orientar crianças e adolescentes para que se promova a educação do trânsito seguro, em especial, no que toca a pedestres e ciclistas;
- repassar às crianças e aos adolescentes medidas de segurança pessoal, a fim de que possam reduzir a probabilidade de serem vítimas potenciais de furtos e roubos;
- despertar o interesse da criança e o adolescente para a prática de atividade física
- aproximar a polícia militar da comunidade escolar e, por conseqüência, da comunidade geral;
- desenvolver uma cultura de utilização da bicicleta como modal de transporte, a fim de minimizar os problemas de mobilidade urbana.

Essa primeira turma iniciou sua capacitação no dia 20 de setembro de 2014, na abertura da Semana do Trânsito. O desenvolvimento do curso só foi possível graças o apoio da Secretaria de Segurança Pública e do comando geral da Polícia Militar de Santa Catarina, assim como, em razão das importantes parcerias firmadas com a Bike Anjo, o Colégio Catarinense, o Colégio Bom Jesus, o Centro Educacional Menino Jesus e a rede de Supermercados Imperatriz, aos quais a Polícia Militar de Santa Catarina rende seus sinceros agradecimentos.
Estiveram presentes na solenidade o comandante do 4ºBPM, tenente-coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, o comandante da 1ª Cia/4ºBPM, capitão Thiago Augusto Vieira, alunos e familiares.
(Publicação e texto: Capitão Thiago Augusto Vieira, comandante 1ª Cia/4º BPM, fotos: cabo Paulo Santana, CCS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário