sábado, 7 de fevereiro de 2015

Comerciantes aprovam Ronda Turística na Velha Marabá

 
Desde o começo do ano, a Guarda Municipal de Marabá investe em equipamentos para o patrulhamento com bicicletas, visando colaborar para a melhoria da Segurança Pública na cidade, levando mais tranquilidade à população.
A Ronda Turística no Núcleo Pioneiro já tem dado resultado positivo e é comemorada por comerciantes e frequentadores do bairro pioneiro. Os guardas municipais cobrem as praças Duque de Caxias e São Félix de Valóis e entorno, assim como a extensão da Avenida Antônio Maia e transversais. Esses pontos foram escolhidos com base em levantamento estatístico e mapeamento, feito pelo pessoal da própria Guarda, e considerados áreas de risco.
Há 12 anos trabalhando no setor de alimentação da Praça Duque de Caxias, José Ribamar Reis Marques, 57 anos, disse que com os guardas municipais melhorou 100 % a segurança no local. “Constantemente eles passam por aqui e isso é importantíssimo, porque impõe respeito uma autoridade presente e inibe a criminalidade”.
Quem também aprova o trabalho da Ronda Turística é Raimunda dos Reis, 52 anos, artesã. “Foi de grande valia a implantação desse policiamento de bike”, disse, complementando que os guardas municipais oferecem segurança tanto para quem trabalha quanto para as pessoas de fora que se sentem mais à vontade em vê-los na praça.
Há aproximadamente 15 dias, os guardas municipais realizam o Policiamento Ronda de Turística. Segundo L. Alves, um dos guardas municipais da ronda turística, eles trabalham na área comercial, escola, praças e hospital, de 7 horas às 20 horas.
Ele informou ainda que nesses 15 dias de trabalho foram realizadas 30 abordagens de pessoas que estavam em atitude suspeita e duas prisões por tráfico de drogas. A última prisão ocorreu na última terça-feira (3), na Avenida Antônio Maia.
“Demos ordem de parada para o suspeito que se mostrou nervoso, mas ele não obedeceu e começamos a perseguição. Conseguimos prendê-lo dentro de um ônibus”, conta L. Alves. Após a prisão, os guardas solicitaram apoio da viatura para apresentar o acusado de tráfico que estava com dez papelotes de crack.
O guarda ressaltou ainda que os guardas da Ronda Turística também realizaram várias detenções de usuários de droga portando entorpecente nas escadarias da orla do Rio Tocantins.
Antes de ir para as ruas de bike, os guardas que atuam no patrulhamento com bicicletas passam pelo curso intensivo de defesa pessoal. (Fonte: Ascom/PMM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário