domingo, 19 de abril de 2015

Guarda Municipal inova: 

faz ronda nas praças e usa bicicletas em São Leopoldo-RS


Guarda Municipal inova: faz ronda nas praças e usa bicicletas em São Leopoldo-RS:
Foto: Nilson Winter
Crianças brincando nas praças da cidade, sob os olhos cuidadosos dos pais, que aproveitam para tomar um chimarrão e colocar os assuntos em dia com amigos e vizinhos. Este tradicional cenário nos domingos de São Leopoldo ganhou novos personagens: agentes da Guarda Civil Municipal que estão fazendo ronda de bicicletas nas praças.  A novidade vem chamando a atenção dos frequentadores desde o primeiro domingo de março.
A circulação em praças faz parte da estratégia da Secretaria de Segurança e Defesa Comunitária (Sesdec) para se aproximar da comunidade. De acordo com o secretário Jefferson Oliveira, duplas de guardas ficam circulando nas quatro principais áreas de lazer do Centro: Praça dos Correios, da Biblioteca, Amadeo Rossi e Elis Regina.
Para o comandante da GCM, Renato Wendorff Júnior, o uso de bicicletas facilita o deslocamento em áreas urbanas. "A bicicleta por vezes é mais ágil do que um veículo a motor, tem uma resposta mais rápida. Além de ser um transporte não poluidor. A praça é um ambiente que combina com esse tipo de transporte", destaca.
O planejamento da GCM prevê monitoramento nas praças, nas escolas e na fiscalização do trânsito. "Vamos realocar as equipes que estavam em secretarias para colocá-los nas ruas, garantindo mais segurança e tranquilidade à população", explica Oliveira. A ronda escolar já é feita com viaturas permanentes, que realizam acompanhamento nos turnos da manhã, tarde e noite, além de ações preventivas através de aconselhamento aos estudantes, pais e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário