quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Segurança

Tem 'Bike Patrulha' no centro

Patrulhamento da Polícia Militar na área central mogiana agora também conta com o reforço de bicicletas

Foto: Daniel Carvalho
Bike Patrulha da PM
A Polícia Militar de Mogi das Cruzes adotou o uso de bicicletas para fazer o patrulhamento nas ruas da área central do município. A implantação do projeto, conhecido como "bike patrulha", visa agilizar o policiamento ostensivo preventivo, bem como aproximar os policiais da comunidade.
Cinco policiais irão atuar com bicicletas. Os profissionais, que passaram por testes físicos, fizeram um curso preparatório de duas semanas, e foram submetidos a diversas atividades, dentre elas a abordagem com este meio de transporte.
As cinco bicicletas são personalizadas e adesivadas com a identificação da PM e também contam com sirenes. Elas foram doadas por comerciantes, que se comprometeram ainda em fazer a manutenção das bikes quando necessário.
De acordo com o capitão Anderson dos Santos, o uso das bicicletas pela PM deve trazer mais agilidade na atuação dos policiais. "O uso das bikes já existe em algumas cidades, principalmente litorâneas. A utilização dela se deve principalmente ao intuito de inibir pequenos furtos em locais de grande movimentação, como é o caso do calçadão de Mogi. Ela agiliza e proporciona uma maior ostensividade no policiamento", disse.
Santos destacou ainda os resultados que vem sendo obtidos por meio destas ações diferenciadas implantadas pela PM em Mogi. "O uso das bicicletas vem ser um aliado ao monitoramento, que popularmente são chamados de cabines e que nós instalamos no centro de Mogi. Eles auxiliam o patrulhamento, pois proporcionam um melhor ângulo - pelo alto - de visualização para o policial que está atuando", comentou.
O capitão ressaltou ainda que a adoção do "bike patrulha" no município pode ser um experimento para outras cidades da região. "Acreditamos que ao dar certo em Mogi o projeto sirva de modelo e venha a ser adotado por outros batalhões do Alto Tietê de outros municípios", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário