segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A História da Bicicleta no Mundo 

 

A História da Bicicleta no Mundo

  

 

 

O Celerífero 

Um dos maiores inventos depois da roda, sem dúvida, foi a bicicleta. Cronologicamente, ela antecedeu aos motores a vapor e a explosão, além de ser considerada o "primeiro veículo mecânico" para o transporte individual.
Sua construção é bastante simples: duas rodas fixas no mesmo plano, mediante traves cavilhadas - duas para cada roda. Para movimentá-la, seu condutor, sentado sobre o quadro, dava passadas à esquerda e à direita até obter a velocidade desejada para o seu deslocamento.
Seu inventor, o Conde francês J.H. De Civrac, em 1791, deu-lhe o nome de "Celerífero" .

A Draisiana 

A segunda forma de bicicleta, a "Draisiana", foi inventada em 1817 na antiga Prússia (Alemanha), pelo Engenheiro Florestal Karl Friedrich Ludwing Chiristian Sauerbronn, agraciado pelo governo Prussiano com o título de "Barão"; Barão Von Drais.
A Draisiana diferenciava-se do Celerífero pelo fato de ser dirigível, enquanto a primeira somente se deslocava em linha reta.
Nos dois modelos o material básico de construção era a madeira.

Biciclo Mac Millan 

Por volta de 1838 o ferreiro escocês, Kirkpatrick Mac Millan, desenvolveu um veículo de duas rodas dotado de bielas de acoplamento, montadas no miolo da roda traseira e acionadas por duas alavancas, presas na estrutura principal.

Biciclo Michaux 

Pierre Michaux, cidadão francês, profissional da forja e do ferro foi o inventor dos pedais em 1860, alterando, significativamente, o curso da evolução da bicicleta que teve na velha Europa, sua "primeira explosão de consumo".
Por concessão do Governo Francês em 1865, ele obteve uma autorização para montar a primeira fábrica de bicicletas do mundo: A "Biciclos Michaux".

James Starley 

Outro nome de destaque na História da Bicicleta, é do inglês James Starley. Dentre as numerosas invenções deste autodidata destacam-se: os raios de ferro fino em substituição aos de madeira, freios, diversos tipos de selins, campainhas, etc.

Quadro trapezoidal 

Após as inovações de Starley houve um grande surto no melhoramento de todos os biciclos, triciclos e bicicletas, fabricados até o ano de 1890, quando a "Humber" lançou o quadro trapezoidal, até hoje, a base geométrica de qualquer bicicleta.

Breve Sinopse

1820 - Draisiana infantil (primeira infantil do mundo).
1868 - 1ª prova de ciclismo no mundo, vencida pelo inglês James Moore.
1868 - 1ª prova feminina no mundo, ocorrida em Paris, no dia 1º de novembro.
1869 - (polêmica) Biciclo Guilmet&Mayer, considerado por alguns pesquisadores como a "primeira" forma de bicicleta do mundo.
1879 - Biciclo Lawson, para a maioria dos estudiosos, a "primeira" forma de bicicleta do mundo.
1887 - Invenção do pneu por James Boyd Dunlop.
1889 - 1º câmbio de bicicleta, por Johann Walch, Alemanha.
1890 - Quadro trapezoidal, Humber, Inglaterra.
1890 - Tubos laminados, Mannesmann, Alemanha.
1891 - Pneus tubulares Michelin, França.
1895 - Bicicleta com eixo cardan, França.

Olimpíadas

O pleno reconhecimento da bicicleta como veículo, ocorreu no final do Século XIX, com a inclusão do "Ciclismo" na primeira Olimpíada da Era Moderna, na cidade de Atenas em 1896.
Foram cinco provas: 
  • Giro de Pista
  • Prova de 2.000 metros
  • Prova de 10.000 metros
  • Maratona de 100 km
  • Prova de resistência (12 horas)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário