quinta-feira, 11 de agosto de 2016

GNR de bicicleta: patrulhamento próximo da população e amigo do meio ambiente 

De bicicleta e devidamente equipados, como mandam as regras da circulação viária, dois militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Trofa estiveram a fazer patrulhamento na cidade da Trofa, durante a tarde de sábado. A pedalar por zonas como o Parque das Azenhas e Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, esta ação de vigilância de proximidade não é nova no concoselho, mas vai tornar-se mais regular. É esse o objetivo do destacamento da GNR de Santo Tirso que já mobilizou algumas bicicletas para o posto da Trofa, onde oito militares estão habilitados para as utilizar em ações de patrulhamento nas zonas urbanas do conselho, nomeadamente Bougado e Coronado.
As bicicletas são um meio de transporte que os militares estão a utilizar, a nível nacional, durante a Operação “Verão Seguro” e que tem dado resultados “muito positivos”, explicou o capitão Flávio Sá, comandante do destacamento da GNR de Santo Tirso. “Permite uma maior proximidade com a população e facilita o acesso a zonas em que uma viatura de quatro rodas não consegue chegar, como áreas florestais. Além do mais, é um policiamento amigo do ambiente”, acrescentou.
E uma vez que a Trofa “tem sido assolada por alguns incêndios”, o destacamento espera que o patrulhamento em bicicleta permita “maior vigilância” e, por conseguinte, menos ocorrências.
Flávio Sá afiançou que é intenção que, a breve prazo, “60 por cento” dos elementos do posto que sejam capazes de fazer este tipo de patrulhamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário