terça-feira, 6 de setembro de 2016

PSP de Viseu vai fazer policiamento em bicicleta para evitar trânsito

O comandante da PSP de Viseu, Victor Rodrigues, anunciou hoje que esta força policial passou a contar com um policiamento em bicicleta destinado especialmente à zona histórica da cidade de forma a garantir o normal funcionamento do tráfego.


"O objetivo principal deste policiamento em bicicleta passa por garantir a normal fluidez do tráfego de pessoas e veículos. O que se pretende com este policiamento é realmente um policiamento mais próximo e mais eficiente, porque as bicicletas permitem uma deslocação mais fácil para a zona histórica e naquelas ruas estreitas", alegou.
Durante a apresentação do novo programa de patrulhamento, que decorreu durante a manhã de hoje, Victor Rodrigues explicou que a zona histórica da cidade de Viseu tem cada vez mais gente, depois da recuperação de algumas casas que estavam devolutas e da instalação da escola Mariana Seixas na rua Direita.
"O movimento tem aumentado e sendo uma zona também de diversão noturna, há sempre muito movimento, sendo nossa intenção, com este tipo de policiamento, garantirmos a normal fluidez do tráfego, evitando o estacionamento indevido, que prejudica todo o trânsito. Temos verificado que continua a haver alguns abusos por parte da população, essencialmente na zona histórica, o que causa alguma má imagem ao turista que nos visita e alguns incômodos aos que cá estão", justificou.
De acordo com o comandante da PSP de Viseu, serão quatro os agentes que farão este patrulhamento em bicicleta, com equipamento adequado e divididos em duas equipes de dois elementos.
"Pretendemos que estejam operacionais sempre que o tempo o permitir, sendo claro que será no período de abril ou maio até outubro, pelo menos. Sempre que o tempo o permitir, utilizaremos este tipo de policiamento", acrescentou.
Este tipo de policiamento será feito "nos horários mais úteis" e "eventualmente à noite, embora no período noturno exista outro tipo de policiamento e o trânsito também causa menos problemas".
"As áreas de influência vão ser a zona histórica, a zona do Rossio e a Alberto Sampaio. Também o parque [Aquilino Ribeiro] muito frequentado por estudantes e vamos aproveitar esta facilidade de deslocação também para o Fontelo", informou.
O patrulhamento em quatro bicicletas junta-se assim ao policiamento que já é feito por agentes nos quatro 'segways' existentes no comando.
"Vamos testar esta experiência piloto, espero que seja útil. Acho que é um policiamento muito mais efetivo e próximo do cidadão e vamos ver se resultará: queremos crer que sim e se for útil, estenderemos a Lamego", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário