segunda-feira, 3 de outubro de 2016

PM vai começar policiamento com bicicletas para combater roubos

A Polícia Militar recebeu ontem duas bicicletas, que serão usadas em uma nova forma de policiamento para combater os roubos e furtos de transeuntes. O policiamento com bicicletas será feito com quatro policiais e vai começar no Centro. Segundo o comandante do 26º Batalhão da PM, Eduardo Vaz Castellano, ainda não há data para que comece o novo policiamento, mas a PM já tem quatro policiais em  treinamento.
A ideia é ter uma alternativa ao patrulhamento a pé e motorizado. Policiais a pé tendem a conseguir se integrar melhor e observar o ambiente que protegem, já os policiais de carro protegem uma área maior e chamam atenção de criminosos, prevenindo crimes.
- Esse modo de policiamento acaba mesclando as características boas do método a pé e motorizado. O policial consegue fazer a observação das pessoas, as residências, o comércio, e ao mesmo tempo previne crimes por ostensividade – disse o comandante.
A PM quer atuar inicialmente com quatro bicicletas na cidade, e recebeu duas até agora. As bicicletas foram doadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL), que apoiou a causa. Os quatro policiais escolhidos terão uniformes diferenciados e vão terminar o treinamento na próxima semana, quando um oficial virá de Nova Friburgo para ministrar um curso de especialização.

O policiamento de bicicletas vai ser feito a princípio na Rua do Imperador, porque a PM identificou incidência de assaltos próximos ao Obelisco. Mas Castellano afirmou que, depois, o método pode ser expandido ou deslocado para outras áreas na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário