sexta-feira, 11 de novembro de 2016

População de MT reconhece trabalho do policiamento ciclístico


A dedicação ao trabalho preventivo foi reconhecida pela comunidade, que o indicou para receber a condecoração da Câmara Municipal.
Fonte: Luzia Araújo | Sesp-MT

O policiamento ciclístico realizado no bairro Cristo Rei vem recebendo o reconhecimento da sociedade várzea-grandense. Recentemente, o cabo PM José Dias Sampaio, um dos policiais que atua no policiamento especializado, foi homenageado pela Câmara Municipal.

A dedicação ao trabalho preventivo foi reconhecida pela comunidade do bairro, que o indicou para receber a condecoração da Câmara Municipal. A sugestão foi aceita pela vereadora Mirian Pinheiro que, em outubro deste ano, entregou ao militar uma moção de congratulação.

“Eu e todos do policiamento ciclístico nos sentimos lisonjeados pelo reconhecimento. Estamos sempre nos comércios e nas residências conversando com os moradores, passando orientações e buscando informações”, disse o policial, que está há mais de 13 anos na corporação, quatro deles atuando no policiamento ciclístico.

O diretor executivo da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Feconseg), Danillo Correa de Moraes, disse que a comunidade e os comerciantes têm interesse em manter o policiamento. “Além de fazer o trabalho ostensivo, também vem desenvolvendo a filosofia de Polícia Comunitária, interagindo com a comunidade”, disse.

A subcomandante do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Bianca Chiroli, disse que o reconhecimento ao bom trabalho prestado pela Polícia Militar é gratificante e motivador para os policiais. “O policiamento comunitário desempenha um papel importante na prevenção e manutenção da ordem pública, pela proximidade com a população, o que resulta em uma maior sensação de segurança”.

Outra iniciativa da comunidade comercial do bairro Cristo Rei assegurou a manutenção e a revisão de cinco bicicletas utilizadas no policiamento. No último dia 03, as bicicletas foram para reforma e devem retornar ao batalhão nesta sexta-feira (11.11).

A ideia surgiu diante da importância do policiamento e como forma de agradecimento ao trabalho prestado. Segundo Chiroli, as bicicletas vão trazer melhores condições de trabalho aos policiais que fazem parte da equipe. “Observamos que o policiamento ciclístico está colhendo bons frutos. O mais importante é o fortalecimento do elo entre a polícia e a comunidade”, disse.

O policiamento

A área do 25º BPM abrange 46 bairros, com grande concentração de comércios e agências bancárias dentro da região do Cristo Rei.

O policiamento ciclístico é desenvolvido há quase quatro anos pela unidade. Em razão do meio de transporte utilizado, a modalidade é indicada para pequenas regiões. Por isso, este atendimento prioriza a área comercial e bancária da localidade.

O foco do policiamento é realizar uma visita inicial aos comércios e prestar orientações sobre segurança pública. É o momento em que os militares conversam com os comerciantes e funcionários sobre quais medidas de segurança podem tomar para diminuir o risco de roubo e furto no estabelecimento.

Além das ações preventivas, os policiais também realizam uma visita pós-crime, com orientações e sugestões de mudanças para melhorar a situação do comércio que é alvo de criminosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário