segunda-feira, 20 de março de 2017

Chegaram as bikes

Polícia Militar iniciou esta semana o serviço de bike patrulha. Equipamentos foram comprados em convênio com a Prefeitura

03.jpg

Foto: NAGIB DE PIERI/DIVULGAÇÃO/PMP
Ideia é interagir de forma mais próxima à comunidade

A partir da tarde desta terça-feira , o 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) começa a contar com o serviço de “bike patrulha” no auxílio ao policiamento ostensivo em Palhoça.
A bike patrulha consiste no policiamento militar utilizando bicicletas, cobrindo áreas maiores de policiamento ostensivo, oportunizando a presença ainda maior da Polícia Militar na comunidade. “Essa modalidade de policiamento de bicicleta já existe na Polícia Militar e em outras polícias, mas especificamente aqui em Palhoça a gente não teve a oportunidade de colocar, e agora a gente viu a oportunidade e teve uma grande parceria com a Prefeitura, que, através de um convênio, comprou as bicicletas”, conta o tenente-coronel Paulo Sérgio Souza, comandante do 16º BPM.
Neste primeiro momento, duas bicicletas foram adquiridas pelo convênio. Os equipamentos chegaram na terça-feira e os dois policiais que foram voluntários para atuar no serviço já saíram para as ruas para o primeiro dia de trabalho. Eles percorreram as ruas de vários bairros, como Pedra Branca, Pagani, Caminho Novo e Ponte do Imaruim, dando maior visibilidade à ação policial e proximidade com a comunidade – além de ser uma alternativa ecologicamente correta. “A gente fez um roteiro bem massificado nos bairros, para tentar pegar todos os bairros centrais”, justifica o tenente-coronel. “A ideia é a gente aproximar mais a Polícia Militar do cidadão. Com a bike, o policial estará bem mais próximo, vai estar conversando com a comunidade, vai receber informações e interagir com a comunidade”, reflete.
Os policiais voluntários ainda vão passar por um treinamento especial com pessoal especializado. “Eles serão treinados em questões como abordagem e condução do novo equipamento”, informa o comandante. “Foi uma experiência nova também para os policiais que se voluntariaram para trabalhar nessa nova modalidade. É um pessoal que já anda de bike”, acrescenta. 
O próximo passo será adquirir suportes para poder transportar as bicicletas nas viaturas. E futuramente, caso os resultados do programa sejam positivos (e experiências em outras localidades indicam que são, de fato, positivos), existe a possibilidade de ampliar o número de bicicletas. “A ideia é fazer uma avaliação desse policiamento, ver se a gente vai ter o resultado que a gente espera com ele, e aí ir agregando”, projeta o comandante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário