segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Bike Patrulha reduz casos de roubos e furtos no Centro de Blumenau

Primeiro ano de abordagem policial de bicicleta nas ruas centrais teve queda de 78% dos casos de roubo e de 18% entre os furtos

Bike Patrulha reduz casos de roubos e furtos no Centro de Blumenau Lucas Correia/Agência RBS

Por dia milhares de veículos circulam pelo centro de Blumenau. A cidade possui uma elevada frota de carros, motos e caminhões emplacados, são mais de 258 mil. Este grande fluxo dificulta a locomoção, ainda mais quando é preciso agilidade, como é o caso das rondas policiais. Com isso, há um ano a Polícia Militar ativou, no município, a Bike Patrulha, que conta com agentes em bicicletas, permitindo agilidade em um local de pouca mobilidade, como é a região central.
O projeto tem o intuito de intensificar o patrulhamento preventivo e promover ações de redução da criminalidade. Segundo dados da Polícia Militar, comparando o primeiro semestre de atuação da Bike Patrulha, com os últimos seis meses, houve uma redução de 18% no número de furto e 78% de ocorrências de roubo na região de atuação desta modalidade de policiamento. De junho de 2017 a julho deste ano, os policiais fizeram 25 prisões em flagrante por diversos delitos, como furto, roubo, tráfico de drogas e posse de drogas. 
Jean Carlos Aliprandini trabalha na recepção de um estacionamento da Avenida Beira-Rio e acredita que o serviço contribui para segurança dos bairros centrais. O comerciante Paulo Dorow diz que a região é bem tranquila, que antigamente até tinha registro de roubo, que a presença dos policiais acaba afastando os criminosos.
– Sempre útil ter policiamento aqui, na verdade deveriam passar com mais frequência – aponta o proprietário de um comércio.
Para o analista de segurança, Eugênio Moretzsohn, a Bike Patrulha é uma bem-vinda modalidade de policiamento ostensivo, e que tem encontrado boa adesão entre moradores e comerciantes. É claramente inspirada no modelo europeu e foi bem sucedida em Blumenau.
O taxista Marcelo Simon trabalha no ponto da Praça Victor Konder. Para ele é válido este tipo de ação, inclusive já presenciou uma abordagem dos policiais da Bike Patrulha próximo da praça. 
Moretzsohn explica que este tipo de conduta é facilitada devido à flexibilidade da bicicleta em terrenos não pavimentados, onde viaturas normais encontrariam dificuldade de progressão, como, por exemplo, áreas gramadas em parques e praças, ambientes onde também existem escadas e rampas.
O serviço que percorre as ruas do Centro completou um ano de atividade. Segundo dados da Polícia Militar, nesse período, a equipe que faz o trabalho pedalando efetuou as prisões em flagrante e também apreendeu 27 pessoas que estavam com mandados de prisão ativos. Além disso, realizou 3150 abordagens de pessoas em atitude suspeita. Veículos também foram abordados pelos agentes, sendo efetuados 66 autos de infração.
Os dados da Bike Patrulha da PM apontam que foram assinados 112 termos circunstanciados, referentes à posse de drogas, vias de fato, desobediência e cambismo. A ação dos policiais também resultou na apreensão de drogas.
O analista de segurança Eugênio Moretzsohn, alerta que embora a sensação de segurança aumente com a presença física do policial, principalmente no comércio, a criminalidade só diminui com o trabalho conjunto das políticas públicas de geração de emprego e renda, concretadas pela educação.
– Somente a PM, com seus excelentes policiais, não conseguirá trazer os resultados que a população merece se não houver integração de esforços com as demais secretarias – afirma.
O tenente Aragão, responsável pela modalidade de policiamento reforça que a restruturação do projeto é viabilizado graças ao apoio da Casa do Comércio, CDL e Sindilojas, que no mês passado fizeram a doação de seis bicicletas para os agentes, permitindo a ampliação das ações. Além disso, uma empresa de Pomerode fez parceria com o fardamento para ciclistas, trazendo um maior conforto para os policiais:
– O mérito do nosso trabalho não é somente da Policia Militar, mas sim fruto da sociedade organizada e do empresariado local.
Atualmente a Bike Patrulha possui seis agentes, que atuam na região central de Blumenau, fazendo um trabalho diferenciado, chegando com maior rapidez para atendimentos de ocorrências do que uma viatura comum, levando em conta as dificuldades no trânsito. O policiamento ocorre de segunda a sábado, das 12h às 20h, horário definido por meio dos níveis apontados pelo sistema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário