sexta-feira, 26 de abril de 2019

10 dicas de segurança para ciclistas

Resultado de imagem para ciclopatrulha guarda municipal de curitiba

Cidadania Ciclística

Junto com o direito de pedalar vem algumas responsabilidades. Familiarize-se com as leis locais e regras de circulação para bicicletas. Os motoristas vão ficar muito mais propensos a respeitar os ciclistas e ceder lugar se os próprios ciclistas forem respeitosos e cumprirem a lei. Não fure sinais vermelhos e não trafegue na contramão. Se você não estiver bloqueando o tráfego e suas leis permitem, você pode pedalar ao lado de outro ciclista. Uma pilotagem responsável faz maravilhas, aliviando tensões e promovendo um ambiente mais harmonioso entre ciclistas e motoristas.

No lugar certo

É ilegal e incorreto pedalar sobre calçadas ou na contramão. Como regra, é melhor pilotar na direção do tráfego, mantendo-se sempre a direita. Mas deixe uma margem de segurança caso tenha que efetuar manobras de emergência e para não esbarrar no meio fio. Em alguns casos você não vai conseguir aquele cantinho na direita. Lembre-se de aguardar uma oportunidade segura e use os sinais apropriados para trocar de pista.

Participe

Se você está pedalando na mesma velocidade do tráfego, pode ser mais seguro ficar entre eles do que ao lado deles. Isso pode lhe fazer mais visível aos motoristas. Participar diretamente do tráfego pode ser necessário em casos nos quais a estrada é muito estreita para comportar tanto um carro e uma bicicleta lado a lado. É especialmente interessante tomar uma pista antes de um cruzamento, para tornar a sua presença conhecida, ainda mais para motoristas que vão virar à direita e que não podem vê-lo ao iniciarem a manobra.
Quando você se junta ao tráfego, fique atento para não ultrapassar pela direita. Isso sempre é perigoso, mas é particularmente perigoso em uma interseção. Se você esperar atrás de um carro, vai ver ele dar sinal e saberá para onde ele está indo. Caso contrário, você pode ficar sabendo apenas quando ele virar para cima de você.

Use sua cabeça

Quer você esteja indo até a padaria, quer esteja em uma maratona, sempre use o capacete. Assegure-se de que ele está colocado corretamente. O capacete deve estar confortável e não deve se mexer quando você agita a cabeça.
Resultado de imagem para ciclopatrulha guarda municipal de curitiba

Olho no olho

Faça contato visual com os motoristas sempre que possível. Seja amigável, se possível, cumprimente o motorista. Isso assegura que os motoristas veem você e ajuda a conquistar seu lugar na estrada. Essa “conexão pessoal” ajuda os motoristas a lembrar de que você é uma vida e precisa de proteção e atenção. Uma vez que você faz esse contato visual, os motoristas podem ser mais respeitosos com você.

Ande na linha

Tente pilotar de forma consistente e previsível. Por exemplo, em um cruzamento, não vire na faixa de pedestres e reapareça de repente na estrada novamente. Não passe entre carros estacionados. Com esse tipo de comportamento, os motoristas não verão quando você aparecer de repente no tráfego.

Jogue na defesa

Certifique-se de estar sempre atento ao seu arredor. Saiba o que há atrás de você e observe sempre o que está na sua frente. Sempre busque verificar as condições da via, ainda mais contra condições perigosas, como areia, cascalho, vidro, trilhos de trem, carros estacionados, neve e lama podem causar estragos em você e em sua bicicleta. Grades de esgoto e rachaduras na estrada podem travar a roda e fazer com que você seja jogado da bicicleta. Cuidado com carros estacionados, pois pessoas podem abrir a porta sem olhar se há alguém vindo. Sempre espere para ter amplo templo antes de fazer uma curva ou trocar de pista. Não espere que lhe concederão o direito de passagem em nenhuma instância.

Ostente

Marque bem sua presença. Use roupas coloridas e chamativas. A noite com tempo fechado, é importante usar faixas refletivas na frente, nos lados e atrás para torna-lo visível de todas as direções.
Resultado de imagem para ciclopatrulha guarda municipal de curitiba

Mãos ajudadoras

Emergências acontecem. Esteja preparado. Sempre mantenha ao menos uma mão no guidão. Saber e usar os sinais de mão sempre que for virar num cruzamento ou trocar de pista.

Freios

Certifique-se de que seus freios estejam sempre em condição top de linha. Fique atento a como o tempo e as condições da estrada podem alterar sua capacidade de frenagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário