sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Policiais Militares da Ciclopatrulha realizam policiamento diferenciado em Parintins


Pelo segundo ano os Policiais Militares que fazem parte da Ciclopatrulha realizam policiamento diferenciado durante o Festival Folclórico de Parintins. Com policiamento em locais específicos com acesso restrito ou dificultado pela grande aglomeração de pessoas, os policiais trabalham em dois turnos para garantir a sociedade uma maior sensação de segurança.
Este ano, sob o comando do 1º tenente Ismael, foram designados 13 policiais da Ciclopatrulha para reforçar o policiamento na Ilha Tupinambarana.
O policiamento ciclístico ou Ciclopatrulha, é um processo de policiamento que agrega a prática de condicionamento físico e mental sem agredir o meio ambiente, pois é um modelo de locomoção não poluente.
Este Processo de policiamento é cada vez mais empregado e difundido dentro das unidades policiais do Brasil devido à sua versatilidade, aproximação com a sociedade, rapidez e surpresa, agregando qualidade de vida e produtividade dependendo do local empregado.
No Amazonas, o projeto somente saiu do papel em 2017 sendo inicialmente reimplementado no complexo do Parque Ponta Negra no dia 29 de abril do mesmo ano e em outubro de 2017, houve a expansão do projeto, para o centro da cidade e em dezembro para a vila olímpica, no bairro Dom Pedro.

Sobre Duas Rodas

Ciclopatrulha busca apoio para permanecer em Maringá



Ciclopatrulha busca apoio para permanecer em Maringá

Custo previsto é de R$ 30 mil. Apoio poderia vir da iniciativa privada. Policiais de bicicleta começaram a atuar em novembro do ano passado. Até hoje, foram 97 ocorrências e 73 pessoas ou presas ou apreendidas.
 A CBN entrou em contato com o Comando da Polícia Militar do Paraná por meio da assessoria de imprensa. Até o fechamento desta reportagem, não obteve respostas quanto aos recursos financeiros.
A assessoria do Estado informou que só poderá responder aos questionamentos no final do mês "tendo em vista que o Governo do Estado ainda está analisando alguns projetos" e  decidindo "quais serão continuados".
Criada em novembro de 2018, a ciclopatrulha em Maringá tem dado bons resultados, avalia a Polícia Militar. O foco do trabalho é na região central. Apesar disso, não há recursos do Governo Estadual, responsável pela PM, para manter as seis duplas que atuam de bicicleta no município. No momento, o fornecimento das bicicletas é da Semob, a Secretaria de Municipal de Mobilidade Urbana, e demais equipamentos vieram por apoio de outros grupos. A Polícia Militar de Maringá estima em 30 mil reais o custo para compra de equipamentos como oito bicicletas, fardamentos e afins. E assim, manterá ciclopatrulha na cidade.
O projeto já foi apresentado ao Conseg, o Conselho de Segurança de Maringá, que gostou da iniciativa. Agora, a ciclopatrulha busca apoio para permanecer na cidade. E a ajuda de empresários seria uma iniciativa. Em breve, a proposta definitiva deve ser encaminhada ao Conseg, disse o comandante da primeira Companhia, a qual o policiamento de bicicleta faz parte, tenente João Afonso Correia.
De 21 de novembro a 13 de março, foram 97 ocorrências e 73 pessoas ou presas ou apreendidas pelo ciclopatrulhamento – um saldo positivo, a relatou o tenente.
O ciclopatrulhamento ocorre em Londrina e em outras cidades do Paraná.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Luanda ganha posto policial de patrulhamento de bicicleta


Um posto policial, construído pelo projeto "Baía de Luanda", foi entregue hoje, ao Comando Geral da Polícia Nacional, para apoiar o patrulhamento de bicicleta na Ilha do Cabo, distrito da Ingombota.
Luanda ganha posto policial de patrulhamento de bicicleta

Enquadrado no projeto “Turismo Seguro”, do Comando Geral da PN, o patrulhamento de bicicleta na Baía de Luanda é feito a partir do Porto de Luanda até ao ponto final, na avenida Murtala Mohamed.
O segundo comandante-geral da Polícia Nacional, António Maria Sita, disse, na ocasião, que as instalações vão servir também para os agentes da esquadra da Ilha que, neste momento, está a ser reabilitada.
António Maria Sita explicou que este plano de patrulhamento de bicicleta, enquadrado no policiamento de proximidade, deverá estender-se para algumas áreas dos municípios de Talatona, Viana, Kilamba, Sequele e Vida Pacífica.
De acordo com o segundo comandante-geral, a brigada possui 100 bicicletas e conta com 30 efectivos que terão turnos com base nas necessidades operativas do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.
O responsável afirmou que o patrulhamento vai desencorajar actos de delinquência dos marginais, enquanto a abertura das novas instalações, afugentá-los das imediações.

PMs farão patrulhas de bicicleta perto de universidade e terminal de ônibus em Sto. André


Nova modalidade de policiamento teve início nesta quinta-feira


PMs farão patrulhas de bicicleta perto de universidade e terminal de ônibus em Sto.André. Foto: Divulgação/Polícia Militar 
A PM (Polícia Militar) iniciou nesta quinta-feira uma nova modalidade de policiamento na área da 1ª Cia do 10° Batalhão, em Santo André. Trata-se das  patrulhas de bicicleta.
De acordo com a Polícia, esse tipo de policiamento permite grande interação com a comunidade e a vantagem de maior agilidade dos profissionais.
Os policiais militares que vão trabalhar nesse tipo de patrulhamento realizaram um curso de especialização, com ênfase em Educação Física, Pronto Socorrismo, Doutrina de Polícia Comunitária, Manutenção do Equipamento, Tiro Policial, Técnicas Efetivas e Policiais por meio de situações e incursões práticas.
As patrulhas de bicicleta são formadas por dois ou três agentes de segurança e estão integradas com a Base Comunitária Móvel e visam aumentar a sensação de segurança, inicialmente, entre as ciclofaixas da UFABC (Universidade Federal do ABC) e Terminal Leste de ônibus, onde o fluxo diário gira entre 10 mil e 15  mil pessoas.
Os PMs, devidamente equipados e seguindo as normas de segurança, realizarão as atividades preventivas e ostensivas em determinados trechos. Segundo a Polícia, as bicicletas darão maior mobilidade e o deslocamento se tornará mais rápido.

Bicicleta elétrica reforça o policiamento em São Paulo

Bicicleta elétrica reforça o policiamento em São Paulo

A PM (Polícia Militar) de São Paulo já está usando bicicletas elétricas no patrulhamento das ruas da cidade. Na última sexta , o governador João Dória (PSDB) e o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, entregaram 75 das 100 bicicletas elétricas prometidas para até o final de outubro. E mais 200 deverão ser disponibilizadas até dezembro.
As novas bicicletas, que custaram cerca de R$ 4 mil cada uma e foram doadas pela iniciativa privada, serão distribuídas por todas as regiões da capital.
Com a motorização, melhora a condição do policial e agiliza o atendimento em locais com grande tráfego de automóveis”, afirmou Doria.
As e-bikes têm motor alimentado por bateria, recarregável à pedalada, e acompanham os itens tradicionais, como farol, luz de freio, buzina e retrovisores.
Para aprender a pilotar o equipamento, especialmente em áreas de grande concentração de pessoas, 82 policiais passaram por um treinamento. A maioria dos policiais é previamente habilitada em policiamento com bicicletas na Escola de Educação Física da PM.
“As bicicletas elétricas são um complemento ao quadro de veículos e formas de atuação da polícia”, afirmou o coronel da reserva da PM e ex-secretário nacional de Segurança Pública, José Vicente da Silva Filho. “São ótimos equipamentos de patrulha, pois a ronda costuma ser feita a 10 km/h.”
“A visibilidade e a mobilidade são as principais vantagens da bicicleta no combate a assaltos e furtos em áreas tumultuadas”, avalia o coronel da reserva. “Nas ocorrências de difícil acesso a outros veículos, atua sem fazer alarde.”
Desde 2018, departamentos de polícia dos EUA também já usam os benefícios das e-bikes. Segundo informa o site Daily News, cerca de 260 mil e-bikes são utilizadas em patrulhamento.
1º Curso de Policiamento com Bicicletas para Policiais Militares do Maranhão

1º CURSO DE POLICIAMENTO COM BICICLETAS PARA POLICIAIS MILITARES DO MARANHÃO

A Policia Militar do Maranhão através da sua Diretoria de Ensino realizou na tarde de 12 de agosto (segunda-feira) a solenidade de Aula Inaugural do 1º Curso de Policiamento com Bicicletas. A solenidade foi realizada no auditório Cel. Bazola, localizado no Quartel do Comando Geral da corporação e contou com a presença do comandante do BPA, coronel José Ribamar Lisboa de Sá; do comandante do BPTUR, coronel José Maria Honório Carvalho Filho; da Diretora de Ensino da PMMA, coronel Edilene Soares da Silva; do comandante do Centro de Ensino e Formação de Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), coronel Harlan Silva do Nascimento, além de oficiais e praças.
A PMMA tem buscado aprimorar os policiais que já executam esta modalidade de policiamento ostensivo com bicicletas, através de técnicas para o melhor desempenho das atividades junto a sociedade. O curso terá um total de 33 policiais, oriundos do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e do Batalhão de Polícia de Turismo (BPTUR) que terão como instrutor o capitão Wagner Geraldo Ourives Soares e o 3º sargento Jorge Barbosa Lapa, ambos da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Guarda Municipal lança bike patrulha em Mariana

Esse novo modelo de patrulha tem por objetivo tornar o trabalho da Guarda Municipal mais dinâmico e eficiente


Com mais uma proposta para garantir mais segurança à população marianense, a Guarda Municipal apresentou na última segunda-feira, o serviço de "Bike Patrulha". Uma nova modalidade de patrulhamento ostensivo, na qual uma dupla de Guardas Municipais faz policiamento em bicicletas modernas e com os devidos equipamentos de segurança.
Esse novo modelo de patrulha tem por objetivo tornar o trabalho da Guarda Municipal mais dinâmico e eficiente, evitando dessa forma a ocorrência de crimes. O processo já está sendo feito em locais onde a topografia é mais plana, tais como região central da cidade, pistas de caminhada e parte da área norte de Mariana, que abrange bairros como Vila Aparecida, Vila Maquiné, Barro Preto, Estrela do Sul, São Cristóvão e parte da Colina.
Entre as vantagens do policiamento com bicicletas, estão o baixo custo dos equipamentos, o maior contato com a comunidade, cobertura de áreas maiores para a atuação policial, além do fácil deslocamento pelas áreas já abrangidas. 

segunda-feira, 29 de julho de 2019


Policiamento com bicicletas reforça segurança do Tribunal de Justiça


O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciou, nessa semana (12/06), o policiamento com bicicletas. O objetivo é reforçar o trabalho já realizado pela 3ª Companhia de Policiamento de Guarda (CPG).
De acordo com o tenente-coronel Clauber de Paula, que está à frente da Assistência Militar do TJCE, “esse policiamento vai dar maior segurança tanto nas proximidades do Palácio da Justiça, como no Centro Administrativo do Cambeba como um todo”.
A nova modalidade atua diariamente, das 15h às 22h, e possibilita que o policiamento chegue onde uma viatura normalmente não vai, tornando o trabalho da Polícia mais eficaz.

PM de SP: bicicletas elétricas

PM de São Paulo vai usar bikes elétricas para reforçar policiamento

Até a polícia entrou na moda! Objetivo da iniciativa é aumentar a área de atuação e melhorar as condições dos profissionais em áreas com grande concentração de pessoas

O Governo do Estado de São Paulo entregou, nesta sexta-feira (12/07), um pacote de 75 bicicletas elétricas para a Polícia Militar. A intenção é reforçar e expandir o policiamento com bikes na capital paulista, o chamado Bikepol, que conta com uma equipe especialmente treinada. De acordo com o Governo, até o final de outubro, outros 25 veículos como este serão disponibilizados à instituição de segurança do Estado.

PM de As novas bicicletas são uma doação da iniciativa privada. Segundo a empresa fornecedora, os veículos não são totalmente elétricos, já que os policiais precisam pedalar para recarregar a bateria e também, para dar a partida. Seus motores de 350Wh são alimentados por uma bateria de 36v e 14,5ah.

Reprodução

De acordo com o Governo, as bikes elétricas proporcionam maior área de atuação e mais agilidade no combate ao crime, principalmente em áreas com grande concentração de pessoas. Elas serão distribuídas em todas as regiões de São Paulo. De acordo com o governador João Doria, outros 200 veículos do tipo devem entrar em circulação até o final do ano.
Para a utilização das novas bicicletas, 82 policiais passaram por treinamento no Centro de Motomecanização da Polícia Militar. O curso foi um complemento, uma vez que a maioria dos policiais já são habilitados no Estágio de Especialização no Policiamento com Bicicletas, que tem duração de duas semanas.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Um fantasma pedala ao lado
As rodas ainda giravam como se tentasse dizer alguma coisa, o quadro de bicicleta estirado no chão com marcas de sangue gritava no asfalto. Era mais um ciclista morto em uma das principais rodovias do Brasil, desta vez um jovem de apenas 16 anos.

Poderia ter sido mais um caso de imprudência de um motorista irresponsável ou do próprio ciclista. O garoto foi morto por um fantasma. Isto mesmo, um fantasma que ronda nossas ruas, avenidas e estradas por todo o Brasil e que provoca sérios acidentes atingindo principalmente ciclistas e pedestres. Ele não tem rosto, não tem nome, mas está de tocaia a espera de um vacilo. Estou me referindo às ondulações, buracos, má qualidade de nossas vias/estradas, da qualidade inferior de camada de asfalto em que são construídas.
Responsável por boa parte dos acidentes causados a ciclistas desavisados e com pouca experiência ou não, estes assassinos fantasmas rondam a vida dos que treinam ou simplesmente pedalam por rodovias. Basta um pequeno tombo causado por um asfalto mal nivelado para que mais um ciclista vire vítima, mais um caso inexplicável que vai ficar sem respostas pelos ditos responsáveis.
Como sabemos, é perigoso pedalar em estradas em nosso país, mas quando se tem cautela diminui muito o risco de acidentes, porém, contra grandes imperfeições no asfalto fica mais difícil frear ou desviar a tempo, afinal você não está fazendo uma trilha quando se pedala em uma avenida ou estrada: o ciclista não espera encontrar obstáculos onde teoricamente não poderiam existir.
Apesar de ser um fanático pelo mountain bike, às vezes treino em estradas para ganhar volume ou por conta das chuvas. Nestes momentos confesso sentir que não será apenas com minhas atitudes e ações que vai se evitar um acidente, tenho que contar com o meu grande parceiro chamado sorte, ele é que vai também me ajudar a retornar para casa vivo e seguro, sem desprezar a ajuda principal do divino.
Pedalar nas estradas do Brasil é como emprestar um cheque a um amigo – você torce para que ele não perca ou que não tenha desvio de comportamento – por isto siga sempre sua intuição se não tiver legal, se algo dentro de você ecoa para não sair, ligue a TV ou mude o roteiro e vá para as trilhas, pro mato…
Assim como as drogas que não escolhem suas vítimas por seu status ou poder e mata independente de quem as use, estradas mal construídas ou mal conservadas também não escolhem suas vítimas e não veem quem está pilotando. É bom lembrar a empreiteiros, empresários e alguns políticos inescrupulosos, que por conta de propinas, desvios e mutretas, não realizam as obras devidamente, conforme manda a lei quando se é recolhido tantos impostos; que a próxima vítima pode ser a sua linda filha ou o filho triatleta prestes a se formar em engenharia civil ou algo parecido.
O fantasma do descuido e do desrespeito vai continuar a existir enquanto não se der valor à cidadania e investimentos em educação, e, claro, enquanto tivermos apenas o uso de veículos de quatro rodas como prioridade. Tudo isto um dia haverá de mudar, acredito nas palavras de John, aquele cabeludo dos Beatles, sou otimista, mas até lá precisaremos estar atentos a perigos que rondam nossos tours, passeios e treinos de bicicleta.