Com os manifestantes que tentavam construir o impulso em direção a manifestações de massa neste fim de semana de cúpula da Otan , a polícia de Chicago voltaram-se para uma resposta de duas rodas para manter rua  sob controle.
Líderes de departamento disseram que patrulhas de bicicleta vão ser uma parte fundamental de seus planos para lidar com  os protestos e passeatas em torno da reunião de líderes mundiais, que começa domingo, e as unidades policiais de bicicleta têm sido muito visíveis até agora - início às passeatas do Primeiro de Maio, que começou neste mês .
Na terça-feira, os policiais foram novamente de bicicleta no lugar escoltando, uma marcha de imigração que terminou com quatro detenções, e em um protesto na Zona Sul contra a polícia.
O superintendente da Polícia Garry McCarthy disse que a utilização das patrulhas faz sentido, porque grandes equipes de agentes podem se mover rápido para chegar à frente de marchas e manifetação e não se dificulta no trânsito ou a ficar para trás em pé. McCarthy disse a os líderes empresariais em uma conferência na semana passada que duplicou patrulha do departamento de bicicleta, apesar das autoridades não revelaram seu número total.
"Eles são muito, muito viável como unidades estratégicas tática, que podemos implantar rapidamente. E eles são muito, muito eficaz no controle de multidões, e podem cobrir uma enorme quantidade de área", disse McCarthy.
Em Maio de marchas 1, uma equipe de cerca de 30 policiais em bicicletas mudou-se com manifestantes e usou as bicicletas para bloquear as portas dos bancos do centro da cidade quando os manifestantes tentaram forçar seu caminho para os seus lobbies. A cena foi repetida várias vezes desde então: Diretoria  vai transformar as suas bicicletas de lado em uma fileira, criando uma espécie de barricada móvel entre si e os manifestantes.
A linha de bicicletas foi usada fora do evento que estava o Presidente Barack Obama, na sede da campanha de segunda-feira e em um centro de imigração de Março de terça-feira.
Cerca de 30 manifestantes que protestavam contra política de imigração andou de West 26th Street, em Little Village , juntando-se outros 70 em uma torre de escritórios em 525 W. Van Buren St. que as casas tribunal de imigração e de outros órgãos federais. O protesto, organizado pela Chicago Ocupar e Nossa Senhora de Guadalupe Igreja Anglicana Reformada, é uma das várias manifestações menores programada para ser realizada em toda a cidade esta semana na preparação para a cúpula da Otan neste fim de semana.
Após cerca de uma hora, um supervisor da polícia usando um megafone anunciou que a gestão do edifício tinha pedido aos manifestantes serem forçado a sair da propriedade. O Rev. José Landaverde, que ajudou a organizar o protesto, e uma mulher foram presos depois que eles se recusaram a se mover de onde estava sentado fora da entrada.
Depois que a polícia fez as prisões no exterior do edifício, cerca de 40 manifestantes começaram a caminhar e correr na direção da Loop.
Oficiais em bicicletas acompanhavam através do tráfego, enquanto a segui-los e, eventualmente, usado suas bicicletas para forçar os manifestantes a voltar para calçadas perto de Jackson Boulevard e Wacker Drive. Os policiais, então, as bicicletas estão sendo usadas para formar uma barreira e impedir os manifestantes de voltar para a rua.
Pelo menos duas pessoas foram presas quando a polícia tentou manter os manifestantes nas calçadas diante da multidão dispersa.
Na terça-feira à noite da marcha de protesto, cerca de 20 policiais estavam andando de bicicleta ,repetidamente andavam para a frente da multidão, cerca de 40 manifestantes e formou uma linha angular através Halsted Street para canalizar-los de volta para a calçada. Em seguida, os oficiais andariam de bicicleta ao lado da calçada para impor a restrição. Quando os manifestantes escorregaram na frente novamente, todo o processo seria começado de novo.