terça-feira, 22 de maio de 2012


Guarda Municipal de Londrina começa

 patrulhamento com bicicletas

Guarda Municipal começa patrulhamento com bicicletas

Inicialmente, dois agentes patrulham a área central, mas, assim que as fardas diferenciadas estiverem prontas, dez ciclistas iniciam as rondas

A Guarda Municipal de Londrina iniciou,  o patrulhamento com as bicicletas doadas à corporação, pela Procuradoria do Trabalho. Inicialmente, apenas dois ciclistas farão o patrulhamento, mas, em breve, dez bicicletas vão ajudar na patrulha urbana.

O secretário de Defesa Social, ressaltou que o patrulhamento vai ser mais efetivo, com a utilização das bicicletas, já que seu acesso é facilitado em diversos locais. “O uso delas vai melhorar a mobilidades dos guardas. Além da agilidade, eles poderão patrulhar áreas mais amplas, em menor tempo, como as margens dos lagos, a região central e a avenida Saul Elkind que,  em breve, terão este tipo de patrulhamento”, enfatizou.

Segundo o diretor da Guarda Municipal,  apenas dois ciclistas iniciaram este patrulhamento diferenciado, pois, para utilizar as bicicletas, os guardas precisam de uma farda especial. “Eles não podem usar as bicicletas com as fardas atuais, calças e coturnos, porque a coroa da bicicleta danifica a farda. Então, estamos providenciando tênis e bermudas para eles”, explicou.

Pela manhã, dois guardas, que já estão devidamente fardados, começaram a patrulhar o calçadão de bicicleta. “Ainda esta semana, devemos entregar fardas novas, para mais dois guardas, e, em breve, todas as 10 bicicletas serão usadas”, informou Sampaio.

Resultados

Os patrulhamentos preventivos realizados pela Guarda Municipal  de Londrina têm alcançado resultados muito positivos na coibição de atos ilícitos, como porte de armas e tráfico de drogas, além da apreensão de materiais, frutos de roubos na cidade. 

Na tarde de ontem , três indivíduos, carregando o motor de uma motocicleta, foram abordados pela Guarda Municipal Ambiental Comunitária (GMAC), que atua no distrito de Lerroville. No momento da abordagem, os jovens confessaram que as peças eram de uma motocicleta roubada.

Indagados pelos guardas, os infratores contaram que haviam desmanchado a motocicleta no interior de uma residência. “Com a autorização da dona da casa, os guardas localizaram o restante das peças no interior da residência”, contou o diretor da Guarda.

Segundo Sampaio, os envolvidos (dois adolescentes e um maior) foram encaminhados à delegacia, onde confessaram ter sido pagos para que a motocicleta fosse desmanchada. “Eles apontaram a participação de um quarto indivíduo, que se apresentou posteriormente. Um dos maiores foi enquadrado por roubo e o outro por receptação”, informou.

Durante o deslocamento de uma equipe, na manhã deste dia, foi localizado, também, um veículo importado Hyundai, em situação de abandono, porém, sem danos aparentes, na esquina das ruas São Vicente e Paranaguá. Após vistoria, foi detectado que ele havia sido roubado na noite de ontem na avenida Bandeirantes. “O veículo foi encaminhado ao 1º Distrito de onde seu proprietário o retirou nesta manhã”, completou Sampaio.

Foto: Luiz Jacobs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário