segunda-feira, 25 de junho de 2012


Bike Patrulha garante a segurança no Centro de Passo Fundo


Criada em 2006, guarnição reduziu o número de furtos e roubos no comércio da área central
Gerson Urguim/ON


A Bike Patrulha da Brigada Militar foi constituída no ano de 2006, sendo formada por apenas dois policiais, que atuavam nas ruas do Centro da cidade. A forma de atuação é parecida com a utilizada em grandes cidades do Canadá e dos Estados Unidos, considerando que a bicicleta é um veículo ágil, que permite acesso aos locais necessários, superando obstáculos impostos pelas calçadas, construções e até mesmo pedestres.
Hoje, a Bike Patrulha conta com sete policiais que se revezam em dois turnos no patrulhamento. A prioridade no atendimento dos policiais são os estabelecimentos comerciais.
A maioria dos atendimentos da Bike Patrulha são referentes a furtos em lojas, roubos, e também abordagens. “O resultado das abordagens e identificações resultam em um ponto positivo, já que, o indivíduo que está circulando pelo Centro com o intuito de cometer algum delito, com a presença da Bike Patrulha, vai pensar duas vezes antes de fazê-lo”, explicou o 1° sargento Simor, comandante da Bike Patrulha há pouco mais de um mês.
Segundo Ary Rabello, conselheiro consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no início, a idéia da Bike Patrulha era vista com ceticismo pela população. “As pessoas não acreditavam muito que o policiamento com bicicletas daria certo. Nós já tínhamos visto este trabalho no exterior e hoje vemos que dá resultado”, disse. A iniciativa deu tão certo que foi implantada também nos municípios de Santo Ângelo e Carazinho.
A CDL está adquirindo uma impressora que será repassada à Bike Patrulha. “O trabalho deu muita tranqüilidade, tanto para o comércio quanto para a população em geral que circula pelo Centro. Havia muitos roubos e furtos nas lojas e hoje isso não existe mais, graças ao trabalho da Bike Patrulha”, concluiu Rabello. A Bike Patrulha recebeu duas novas bicicletas, que já foram devidamente caracterizadas e já estão sendo utilizadas no patrulhamento, em substituição a outras que não tinham mais condições de uso.
O patrulhamento também é intensificado em períodos de grande movimentação na área central, como por exemplo, dias em que os aposentados recebem seus salários. “Existe um determinado período, principalmente quando aposentados recebem sua aposentadoria, em que estelionatários e prostitutas se reúnem em praças próximas a agências bancárias. Os aposentados são alvos destes tipos de pessoas. As ações de abordagens e identificação são intensificadas nestes casos”, disse o sargento Simor.
Os policiais que fazem parte da Bike Patrulha recebem treinamento específico para este tipo de trabalho. “Os policiais recebem treinamentos de técnicas de abordagem, questões de segurança, noções de primeiros socorros e periodicamente instruções e todos passam anualmente por reciclagem. Para trabalhar nesta atividade é necessária uma boa condição física, vontade de trabalhar, estar envolvido com o trabalho para atingir o resultado. E este é o perfil dos policiais da Bike Patrulha”, contou o sargento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário