quarta-feira, 22 de agosto de 2012


Polícia Militar do Rio de Janeiro testa bicicletas ecológicas 

Polícia Militar testa bicicletas ecológicas na Rio+20
Polícia Militar testa bicicletas ecológicas na Rio+20
A Polícia Militar  testou, durante a Rio+20, duas bicicletas fabricadas com garrafas pets na Cúpula dos Povos, evento paralelo à conferência, no Aterro do Flamengo. Os modelos, construídos por uma empresa brasileira, utilizam 200 recipientes plásticos na montagem do quadro e no passador de marcha. Outras 100 garrafas revestem o coldre e o capacete dos ecopoliciais.
A intenção da PM é que os equipamentos sejam empregados pelo Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) nas ruas da cidade. Entretanto, após avaliação dos protótipos, os modelos devem ser aperfeiçoados para garantir a maior eficiência das ações policiais.
Cada bicicleta ecológica custa, em média, R$850. Além de mais leves, não sofrem corrosão.
- Procuramos uma bicicleta que fosse fabricada com material ecologicamente correto, aproveitando o princípio da sustentabilidade. O teste será feito aqui no Aterro. Em seguida faremos um relatório sobre a viabilidade ou alterações necessárias na bicicleta para o uso policial. O Governo do Estado como principal alavancador de políticas públicas não poderia ficar de fora de um movimento global. Temos que pensar na preservação do planeta, agindo localmente. A Polícia Militar tem que fazer a sua parte – afirmou o tenente coronel, Mauro Andrade, chefe do Escritório de Assessoramento Técnico do Estado Maior da Polícia Militar (EAT).
Mais mobilidade e maior proximidade com a população
Para os policiais que testarão os protótipos, o uso das bicicletas, só apresenta vantagens:
- Estamos contribuindo para a sustentabilidade do planeta e poderemos estar mais próximos da população com o equipamento. A dinâmica do evento no Aterro não permite a circulação de viaturas em muitas áreas. Estaremos mais próximos dos cidadãos e poderemos transitar com mais rapidez. E ainda teremos a oportunidade de praticar um esporte – disse a cabo Elaine Ferreira, 33 anos.
Para o tenente Isaac Ferreira, 27, servir a população em um momento especial e gratificante.
- É muito bom saber que estarei realizando o patrulhamento com uma bicicleta fabricada com 300 garrafas recicladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário