terça-feira, 21 de agosto de 2012


POLÍCIA MILITAR SÃO PAULO DE BICICLETA


A ronda por bicicleta no Centro de Jundiaí ocorre desde 2010

ELOY CHAVES GANHA PMS DE BICICLETA

Os moradores do Parque Eloy Chaves, em Jundiaí, que aguardavam a implantação do Bike Patrulhamento já podem comemorar. A ronda dos policiais em bicicletas começou a partir do dia 30 de julho. A data foi confirmada pelo comandante da 2ª Cia. do 11º BPM, capitão Ayrton Barzotti. "Até o fim de julho, a segurança será reforçada por meio de dois policiais que circularão pelo local de bicicleta", afirmou.
Segundo Barzotti, com a aquisição das bicicletas, que serão identificadas por meio de adesivos da PM, e o treinamento do efetivo, realizado em São Paulo, a infra-estrutura fica completa para o início da ronda. A chegada do patrulhamento por bicicleta no bairro era uma solicitação dos membros do Conselho de Segurança (Conseg) Japi de Jundiaí.

Com o crescimento comercial do Eloy Chaves, o novo patrulhamento se fez necessário na região Oeste da cidade, conforme estudo preliminar já aprovado. O Conseg defende, ainda, a ideia de que, caso dê certo também no Eloy, outros bairros próximos dali, como Almerinda Chaves e Parque Residencial, terão as bikes futuramente.

O início - O patrulhamento por bicicletas em Jundiaí teve início em 2010, no Centro da cidade, com cinco policiais. Diante dos bons resultados, segundo registros da PM, já existia um projeto de ampliação para outros bairros. Entre os benefícios apontados pela corporação para adotar este modelo de policiamento, estão a interação com a comunidade, a troca de informações e o combate as causas do crime.

O policial em bicicletas possui uma mobilidade que cobre, em média, uma área de patrulhamento de dez policiais a pé, sendo assim, uma excelente opção para a crônica falta de efetivo. Segundo a própria PM, com a bicicleta o policial possui a mesma ostensividade de uma viatura policial, pois ele está numa posição, na mesma altura ou mais alto que a viatura, sendo identificado de imediato pelo uniforme.

Durante os últimos 15 dias, os policiais de bicicleta que fazem o policiamento no Centro passaram por um treinamento, em São Paulo. Além disso, boa parte deste efetivo, que geralmente realiza ronda nas ruas do Rosário e Barão de Jundiaí, foram deslocados para outras regiões centrais, onde houve o aumento no índice de criminalidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário