sexta-feira, 10 de agosto de 2012


Policiamento com bicicletas em Araraquara-SP.









Matéria publicada no Jornal
“O Imparcial” no caderno de
TURISMO. Na coluna “Livre Pedalar”.

Polícia Militar
Policiamento preventivo com bicicletas.
Sendo assim o ciclista que for pego andando na contra mão, nas calçadas e não respeitando sinais de trânsito, os policias atuarão…
No começo eram quinze homens da Banda da Polícia Militar, que faziam ronda a pé.
Seguindo o modelo da polícia Militar de Bauru-SP, que foram os pioneiros em patrulhamento com bicicletas. Os policiais aqui de Araraquara receberam incentivos, da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Araraquara), que fez doação de quatro bicicletas. Outra foi doada pelo Comendador Urbano, empresário de Taquaritinga (SP). E a outra foi doada pela Village Damha, totalizando seis bicicletas. Isso a partir de fevereiro deste ano, 2006. Segundo relatou a Tenente Rosemeire e o Capitão Prado, a inovação e a agilidade de policiar de bike, foi aprovada pela maioria dos que foram questionados, 95% do total de quarenta pessoas (comerciantes). Um policiamento ágil e preventivo, nos principais corredores da cidade e região central.
Mas atualmente a Polícia conta com duas bicicletas precisando de manutenção, e como as bicicletas ainda não fazem parte do patrimônio do Estado, a Polícia Militar não pode dispor de verba para as devidas manutenções, que se fazem necessárias. Sendo assim o pessoal da PM, conta com a estimada ajuda de comerciantes ou pessoas benevolentes, para o custeio dessas, e de prováveis outras bicicletas. Que venham a ser danificadas. Pede-se, aos interessados, para entrar em contato como a Polícia Militar, pelo telefone: 3335-71-41 (ramal 52), ou com a ACIA, no telefone: 3322-50-97.
Segundo se fez saber pela mídia, muitos foram as atuações e fragrantes na região central, com o inovado policiamento com bicicletas. José Roberto (da Gelara), que é ligado aos esportes e ao comércio, disse estar satisfeito, com o modo preventivo do policiamento de bike. E o advogado, Dr. Marcos César Garrido tem a seguinte opinião:
_ “Policiamento com bicicletas, facilita, porque a Polícia fica mais próxima da população”. E salientou ainda, que a população se sente protegida, e que o serviço poderia ser estendido até a Avenida Sete de Setembro e outros bairros e avenidas.

Regras de trânsito
Aos ciclistas em geral. Devem ficar atentos às leis e códigos de trânsito. O que vale para os carros, para as motos, também se aplica as bicicletas. Sendo assim o ciclista que for pego andando na contra mão, nas calçadas e não respeitando sinais de trânsito, os policias atuarão, chamando a Guarda Municipal. Que tomará as devidas providências.
Use a magrela adequadamente, pare no sinal, não tenha pressa. Aproveite pra refletir sobre o “Bem Maior”.
Legenda da foto.
No batalhão da Polícia Militar. Cabo Ribeiro, cabo Francischine, soldado Ademir, soldado Daniel, soldado Edison e soldado De Angelis. (Da esquerda para direita).

Nenhum comentário:

Postar um comentário