quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Bike Patrulha

Conhecida nacionalmente como cidade das bicicletas, Joinville apresentou-se como cenário ideal para implementação de um projeto de policiamento denominado Bike Patrulha. Resgatado do início dos anos 80, foi reformulado através de pesquisas e estudos e apresentado na monografia “Bicicletas no policiamento: Uma alternativa para Implementação na PMSC” no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais de 2000.
  
Lançado há pouco mais de seis anos, com apenas cinco bicicletas e objetivando aumentar a capacidade de deslocamento e visibilidade dos policiais do policiamento ostensivo a pé, este processo, apresenta potencial para ser o “Braço forte do Policiamento Comunitário”, graças a proximidade física e até emocional entre policial e cidadão.
 
A Bike Patrulha destaque reconhecido da comunidade pela capacidade de mobilidade no trânsito, mantendo o policial sempre em condições de assistir a comunidade com a pronta resposta, técnica e eficácia, por isso, Joinville já conta com 28 bikes e 24 policias distribuídos nos bairros: Centro, Bucarein, América e Pirabeiraba.

Com bicicletas estilo Mountain Bike de alta tecnologia, com equipamentos adequados ao serviço diferenciado, o policial chega a rodar, em média 25 km por serviço, graças aos treinamentos repassados.
 
Os ensinamentos foram adquiridos na PMSP por três policiais do pelotão, e que hoje, estão sendo disseminados por vários municípios, como Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú e com o lançamento do 1º Estágio de Policiamento Ciclístico em Blumenau, o que é motivo de orgulho para a Polícia Militar de Santa Catarina.


Imagem 718 bike
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário