quarta-feira, 24 de outubro de 2012


Policia Militar _ RO forma mais uma turma em ciclopatrulha




Cerca de 300 policiais militares já realizaram este ano Cursos e Estágios de Policiamentos promovidos pela Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Estado de Rondônia. Hoje, aconteceu no Quartel do Comando Geral da PM, em Porto Velho, a formatura de 20 policiais militares no Estácio de ciclopatrulha, modalidade que graças a sua ostensividade, o seu emprego é muito eficaz nas proximidades de escolas, espaços públicos, centros comerciais e onde há grande aglomeração de pessoas.



Secretário de Segurança, Marcelo Nascimento Bessa, coronel PM Cesar e coronel PM Thomazzoni, primeiro plano.

O policiamento em ciclopatrulha no Estado teve início no município de Ji-Paraná, com a formação de instrutores, dos quais, fui pioneiro, disse o Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Marcelo Nascimento Bessa. Ele ressaltou a importância do policiamento pelo eficaz emprego e a grande mobilidade. Em termos de Brasil, após a Polícia Militar de Minas Gerais, os Estados do Rio Grande do Sul, Rondônia, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo e São Paulo implantaram o sistema de ciclopatrulha na década de 90.



Para o coronel PM Cesar (e) Comandante Geral da Instituição, o patrulhamento em Ciclo Patrulha confere ao policial uma mobilidade eficiente tanto em locais onde em tese, pode-se chegar somente a cavalo ou a pé (trilhas), como nos grandes congestionamentos do trânsito. Este Estágio faz parte do trabalho desenvolvido no sentido de cumprir planejamento a cerca da valorização do policial militar com o propósito de prestar um serviço de qualidade e técnicas necessárias no atendimento a comunidade.

Diretoria de Ensino



Com o encerramento deste, soma-se cerca de 300 policiais militares que participaram de Cursos e Estágios oferecidos pela Diretoria de Ensino da PM dentro de planejamento elaborado pelo Comando da Corporação. Segundo o tenente coronel PM Pachá, diretor de Ensino, foram realizados o Curso de Motociclista Militar, (Companhia de Trânsito) Estagio de Abordagens e Imobilizações, (DE, 2º, 3º, 4º e 7º BPMs), Estagio de Abordagens e Imobilizações II (3º e 4º BPM), Estágio para Multiplicadores de Técnicas de Ciclopatrulha, (DE), Estágio de Atendimento Pré-hospitalar (DE)

Multiplicadores



Subcomandante geral da PM coronel PM Thomazzoni coloca brevê em um dos formandos

A Diretoria de Ensino junto com a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) após o encerramento do Estágio de Multiplicadores planejaram um cronograma que prevê a realização de Estágios em Técnicas de Ciclopatrulha em todo o Estado, com o intuito de que os novos instrutores, então recém-formados, dessem continuidade na expansão do conhecimento adquirido para a tropa, formando novos Ciclo Patrulheiros em suas Unidades.



Diretor de Ensino tenente coronel PM Pachá, colocando brevê

O Estagio em Técnicas de ciclopatrulha realizado nesta Capital no período de 15 a 19 de outubro de 2012, fora o primeiro a ser efetivado após o Estágio de Multiplicadores, obedecendo ao cronograma previsto pela Diretoria de Ensino e Coordenadoria de Recursos Humanos.  O Estagio teve disciplinas como: Policia Comunitária, Ergonomia, Socorros de Urgência, Noções de Mecânica, Técnicas Policiais em Bicicletas, Tiro Policial em Bicicletas, Defesa Pessoal, dentre outras, e contou com a participação de 20 (vinte) policiais militares, praças lotados no 1º BPM, 5º BPM e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciaptran).



2º Tenente PM Miranda foi o coordenador do Estágio



Simulação de atendimento de uma ocorrência

Nenhum comentário:

Postar um comentário