domingo, 23 de dezembro de 2012


Atendimento a emergências usando bicicletas

Ciclistas de Atendimento a Urgências do SAMU-DF, junto ao paraciclo onde são estacionadas as bikes. Repare nos alforges e bolsas de guidão, onde carregam seu equipamento. Foto: Divulgação, via Pedaladas Capitais
O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Distrito Federal conta com Ciclistas de Atendimento a Urgências, realizando o trabalho de Ciclo Socorro.
Segundo o SAMU-DF, o projeto “Bikelância” é uma ação inovadora e de baixo custo, que se destaca pela praticidade e funcionalidade na prevenção e solução de problemas de saúde em espaços urbanos delimitados, como parques e praças públicas.
As bicicletas permitem que os ciclistas socorristas cheguem de forma rápida e eficiente e serão usadas em áreas com maior concentração de pessoas e difícil acesso a ambulâncias. O serviço será implantado em caráter experimental no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, um dos maiores e o mais conhecidos de Brasília.
E como a bicicleta aproxima as pessoas, os socorristas passam a ter maior contato com a população do que se ficassem em uma ambulância tradicional, conquistando a confiança e a admiração dos cidadãos.

Outros exemplos

Em alguns lugares do mundo, socorristas e bombeiros em bicicleta se antecipam às viaturas motorizadas em atendimentos de emergência também nas ruas. A agilidade da bicicleta em meio aos congestionamentos pode fazer a diferença entre a vida e a morte numa situação de emergência.
Soube alguns anos atrás de bombeiros de Blumenau que trabalhavam em bicicletas, mas não consegui encontrar mais informações e não sei se ainda operam dessa forma. No exterior, podemos citar os exemplos das cidades de LondresBaltimoreCambridgeMontrealPortland e Los Angeles, entre muitas outras.  A página da cidade de Troy (Ohio, EUA), detalha até os equipamentos que os paramédicos carregam.

Sistema é bastante vantajoso

Foto: NHS London/Divulgação
As autoridades brasileiras deveriam dar mais atenção (e orçamento) a essa alternativa. Segundo o site do SAMU-DF, o serviço foi implementado com apoio “da iniciativa privada e de organizações sociais, que deverão disponibilizar os meios necessários para estruturação de uma base operacional, equipamentos, materiais e vestuário e formação da equipe”. Mesmo o investimento sendo muito pequeno em relação à implantação de um serviço com ambulâncias tradicionais, parece que continua sendo difícil justificar investimento em bicicletas onde só automóveis são levados a sério.
O serviço de ambulâncias de Los Angeles informa que, em dez anos, o projeto de atendimento em bicicletas trouxe os seguintes resultados em números:
  • Cerca de 650 mil quilômetros percorridos (suficiente para 16 voltas ao mundo)
  • 20 mil viagens de ambulância a menos
  • 150 mil Libras economizadas em combustível
  • Mais de 400 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas
  • Mais de 50 mil pacientes atendidos
  • Economia de 1,3 milhão de Libras por ano usando o atendimento em bicicletas
Abaixo, o depoimento de um socorrista da Escócia (em inglês):

Nenhum comentário:

Postar um comentário