quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


PM implanta ronda ostensiva de bicicleta em Barão Geraldo


Foto: Renato Pereira/Barão Press
Facilitar a perseguição a suspeitos e policiamento comunitário são os objetivos da ronda ostensiva de bicicleta, implantada pela 3ª Companhia do 8ª Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI) no distrito de Barão Geraldo. Prestes  a completar um mês de atuação, o comandante interino da 3ª Cia, tenente Rubens de Oliveira Santin, fez um balanço dos primeiros dias  da iniciativa  e comemora os bons resultados e aceitação da população.
O policiamento de bicicleta não é uma novidade na corporação. Existe desde 1897 antes da existência dos automóveis. A iniciativa foi muito difundida nos últimos anos pela PM nas cidades do litoral do Estado de São Paulo.
Em Campinas foi implantado na década de 90 na Lagoa do Taquaral, retornando no ano passado com rondas nos bairros do Castelo e Jardim Amélia e, agora passa a operar em Barão Geraldo. “O principal papel da ronda de bicicleta é prevenir e aproximar à população da polícia, criando uma relação de confiança”, disse.
A avaliação é positiva neste primeiro mês de trabalho. “A população fica mais à vontade para abordar os policiais, passar informações e sugerir soluções para os problemas da comunidade”, destacou.
O policiamento é realizado de segunda e sexta-feira, das 7h às 19h, e nos finais de semana dá apoio a eventos. Seis policiais militares foram treinados para o serviço. Eles participaram de cursos no litoral paulista e na capital. “Os policiais tiveram aulas sobre técnicas de abordagem com arma de fogo, manutenção das bicicletas e condicionamento físico no batalhão da PM em Praia Grande e na Escola de Educação Física da Polícia Militar, em São Paulo”, completou.
A rotina dos policiais inclui atividades físicas, como musculação e corrida, manutenção e limpeza das bicicletas e rondas de duas horas intercaladas com descanso de 20 minutos e parada para o almoço. “São oito horas diárias intercaladas entre preparação, pontos de estacionamento e policiamento”, explica o tenente.
O policiamento de bicicleta foi planejado para atender principalmente o centro do distrito, comércio na Avenida Santa Isabel, Avenida Um e entorno da Unicamp. “O planejamento levou em conta a topografia da região, tipos de residências e comércio e concentração de pessoas”, diz.
Questionado se a iniciativa seria mais uma opção da PM deter o avanço da criminalidade na região, o tenente Santin afirmou que a prevenção na região é realizada por diferentes modalidades: pelos policiais da 3ª Cia,  base comunitária móvel e equipe de rádio patrulhamento. “Em situações em que há aumento dos índices de delitos, a 3ª Cia aciona  a Força Tática do 8º Batalhão para reforço”, explicou.
O policial ainda revela que o comando estuda a aquisição de motocicletas para ampliar o patrulhamento. “Sempre estamos buscando soluções e para isto contamos com a participação da população nas reuniões do Conseg ou mesmo visitando o batalhão”, completou.
Para ele, a interação da corporação com a comunidade é importante no combate da criminalidade e resolução dos problemas no distrito. Segundo avaliação da polícia, o Conseg Barão é um dos mais atuantes em Campinas. Para o soldado Danilo Fernando Cover, integrante da ronda de bicicleta, a população tem elogiado a iniciativa da PM. “A bike tem mais mobilidade, é mais rápida e pode realizar o policiamento em ruas e vielas onde as viaturas não entram”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário