domingo, 17 de fevereiro de 2013


"Policiamento com bicicletas aproxima PM da comunidade na “Operação verão Paraná”



Dentre as modalidades de policiamento oferecidas à população paranaense que mora ou está no litoral do estado pela Polícia Militar durante a “Operação Verão Paraná” está o policiamento com bicicletas para o patrulhamento da orla de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, no Litoral. Esta atividade foi iniciada no dia 23 de dezembro com oito bicicletas e deve seguir até o final da temporada 2012/2013.

As bicicletas dão mobilidade aos policiais principalmente nos fins de semana, quando o fluxo de veículos e de pessoas é maior nas orlas. “Este processo facilita muito a mobilidade do policial militar em todo o calçadão; então é um processo mais dinâmico colocado a disposição dos turistas e da comunidade, que vai coibir a cometimento de delitos”,  durante a “Operação Verão Paraná”.

Ainda de acordo com policiais, o patrulhamento com as bicicletas faz parte do policiamento comunitário. “Este tipo de ronda faz com que a polícia se aproxime mais da comunidade, principalmente porque realiza orientações e presta informações aos cidadãos. É mais uma ferramenta para fazer com que a PM chegue mais próxima de você”, disse o policial.

Para utilizar as bicicletas, os policiais usam capacete, como item obrigatório de segurança, e rádio para se comunicar com a central e outras viaturas. “Em caso de alguma situação que seja necessário um reforço maior, ele pode acionar viaturas que estão próximas para dar o apoio”, afirma o Capitão. “Isto significa que esta modalidade de policiamento se integra aos demais como o com viaturas e com motos”.

Segundo o soldado , que está usando pela primeira vez a bicicleta como veículo de trabalho, é mais fácil para se deslocar em lugares como o calçadão. “Esta atividade é muito importante devido a movimentação grande e a PM precisa ter este contato com a comunidade. Por ser um local com muitas pessoas a tendência haja alguns furtos, e desta maneira podemos coibir este tipo de crime”, destaca o soldado que realiza patrulhamento em Matinhos.



    

   
                                                                                                Soldado Proença

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário