terça-feira, 11 de junho de 2013

Guarda Municipal de Curitiba instala


módulo na Praça Carlos Gomes






Um módulo com quatro câmeras e uma central de videomonitoramento móvel foram instalados nesta terça-feira (11) na Praça Carlos Gomes, no centro de Curitiba, que recebe a 3ª edição da Operação MMI (Módulo Móvel Itinerante), da Guarda Municipal. A partir desta edição, a operação atua simultaneamente no centro e num bairro - desta vez, no Guabirotuba, onde também será instalado um módulo móvel, a partir desta quarta-feira (12), na Praça Abílio de Abreu.
O objetivo maior da operação é aproximar a Guarda Municipal da população, fortalecendo a sua função de Guarda Comunitária. “Além de melhorar a sensação de segurança, a presença da Guarda incentiva a população a voltar para a praça”, afirma Tarlis Mattos, comerciante há 13 anos da região central de Curitiba.
“A praça não deve ser apenas um local de passagem, como é hoje, mas sim um espaço de lazer da população”, diz Tarlis. O comerciante defende que, quanto mais as pessoas usarem os espaços públicos, menos espaço sobrará para crimes e delitos, como tráfico de drogas e furtos. “Por isso, é importantíssimo o trabalho da Guarda como parceria da população”, diz.
Operação ampliada
A Operação MMI foi lançada em abril, na Praça 29 de Março, onde o módulo ficou fixo durante um mês e os índices de violência diminuíram mais de 90%.  Após passar também pelo Parque Cambuí, na Fazendinha, no qual houve significativa diminuição nos índices de furtos e poluição sonora, a MMI chega à Praça Carlos Gomes inaugurando um novo formato na operação.
“Trabalharemos simultaneamente com dois módulos móveis, um na região central e outro num bairro da cidade”, explica o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frederico de Carvalho. Ele informa que nesta quarta-feira (12) outro módulo móvel será instalado na Praça Abílio de Abreu, no Guabirotuba. “Em ambas as praças a operação permanecerá durante 15 dias.
A presidente do Conselho de Segurança (Conseg) da área central, Maria Lúcia Gomes, foi ver de perto o primeiro dia da Operação na Carlos Gomes e aprovou. “Estamos satisfeitos com este reforço de segurança, com foco na prevenção, que está acontecendo aqui”, afirma.
Ela pede aos comerciantes, moradores e pessoas que transitam pelo Centro da cidade que sejam parceiros do Conseg e da Guarda Municipal. “É importante que todos participem com pequenas ações, que podem ser desde denúncias até o registro das ocorrências”, alerta. “Se as pessoas ficarem quietas diante dos problemas, será mais difícil combatê-los”.
Durante 15 dias, o módulo itinerante da Guarda, com videomonitoramento, ficará fixo na Praça Carlos Gomes, onde haverá a presença constante de agentes. Além disso, há rondas 24 horas, com viaturas, motos e bicicletas da Guarda Municipal, que permanecem mesmo após o encerramento da Operação.
Antes do início da operação, houve rastreamento e monitoramento da praça. Cães farejadores e equipes da Antidrogas estiveram no local. A ação também conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde e da Fundação de Ação Social (FAS).
“Me sinto muito mais segura tendo a presença da Guarda por aqui”, afirma Luciane Gomes, que trabalha na região central e utiliza diariamente as estações-tubo da Praça Carlos Gomes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário